Prédio 'geométrico' é vencedor de prêmio em projetos para futuro das cidades

Divulgação/BBC
O Prêmio MIPIM de Arquitetura para Projetos Futuros, dedicado a projetos inacabados ou que ainda não saíram do papel, anunciou o vencedor geral e os vencedores por categoria da edição de 2016. O vencedor geral foi o projeto do escritório Eller + Eller Archtekten para o prédio de escritórios da BASF em Ludwigshafen, na Alemanha. Uma estrutura geométrica e homogênea com grande aproveitamento da luz natural
Divulgação/BBC
Os 26 projetos finalistas deste ano foram selecionados entre dez categorias. O primeiro lugar na categoria Grande Projeto Urbano foi o projeto da Estação de Trens de Astana (no Cazaquistão), do escritório Tabaniliogu Architects.
Divulgação/BBC
Este outro projeto, Três Centros Culturais e um Shopping de Livros, no distrito de Longgang, em Shenzhen, China, vai reunir um museu de arte, centro de jovens e uma grande loja de livros. A proposta é do escritório Mecanoo Architects e foi escolhida como a vencedora do prêmio na categoria Regeneração Cultural.
Divulgação/BBC
O projeto Skyfarm (Ou Fazenda no Céu) foi criado pelo escritório Rogers Stirk Harbour + Partners e visa dar uma solução da falta de espaço para agricultura ou em áreas onde o solo é de baixa qualidade. O conceito é criar uma fazenda de vários andares e o projeto foi o vencedor na categoria de Sustentabilidade.
Divulgação/BBC
O Prêmio Jeu d'Esprit para um projeto de escritórios em Roro, na Suécia. Este projeto mostra um escritório sustentável para a Sociedade Sueca de Resgate Marítimo e ilustra como um local de trabalho pode ser construído em um ambiente extremo.
Divulgação/BBC
O escritório internacional NBBJ foi o vencedor na categoria Uso Misto. O projeto Reinvent Paris tem espaços para moradia e trabalho ligados por uma "zona criativa incubadora que visa formar um centro de atividades".
Divulgação/BBC
Na imagem acima, o vencedor na categoria Antigo e Novo foi o projeto para o Hospital Bispebjerg, na Dinamarca, criado pelo escritório CF Moller.
Divulgação/BBC
O projeto Dune City (ou Cidade das Dunas) fica na estreita faixa de terra de 10 km que separa o Mar Báltico do Lago Jamno, na Polônia. O objetivo é criar uma atração no local que possa ser visitada o ano todo, com setores residencial, hotelaria com spa e instalações para conferências. Criado pelo SAS Studio, o projeto venceu na categoria Regeneração e Planejamento.
Divulgação/BBC
Na categoria Residencial o vencedor foi um projeto chamado Liaisions, na China, do escritório MOB Architects para a Huayan Cultural Investiment Co. O projeto visa criar uma coexistência harmoniosa entre a vida urbana e a natureza.
Divulgação/BBC
Um complexo de spa criado pelo escritório GPY Arquitectos que faz uma "ponte" na paisagem costeira da ilha de La Palma, Espanha, e foi o projeto vencedor na categoria Comércio e Lazer.
Divulgação/BBC
O campus Igara da UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), no Rio Grande do Sul, foi o projeto vencedor na categoria Esportes e Estádios. O escritório OSPA Arquitetura e Urbanismo criou um centro de educação esportiva que inclui um campo de futebol "flutuante".