'CIA brasileira'

O que é a Abin e como funciona

O que é

Abin é a sigla de Agência Brasileira de Inteligência, um órgão da Presidência da República, vinculado ao Gabinete de Segurança Institucional. A atividade de inteligência está ligada à segurança e aos interesses nacionais. A sede fica em Brasília, e há 26 superintendências estaduais.
iStock

Missão da Abin

A Abin é responsável por fornecer ao presidente da República e a seus ministros informações estratégicas e confiáveis de acontecimentos e fatos analisados para subsidiar ações policiais, militares e sociais.
UOL

Profissional

O profissional de inteligência da Abrin protege o país, principalmente com relação a segurança das fronteiras e segurança interna; relações exteriores; desenvolvimento socioeconômico e científico-tecnológico; lavagem de dinheiro; terrorismo; e espionagem de um agente adverso.
iStock

Sem partido

A Abin é um instrumento do Estado brasileiro, à disposição dos sucessivos governos, independentemente de suas ideologias político-partidárias. E seus integrantes não têm atribuições de polícia, como deter, prender, custodiar ou interrogar.
iStock

Como fazer parte

Há duas maneiras de se tornar um agente do serviço de inteligência do Brasil: concurso público da Abin; ou redistribuição ou requisição de servidores de outros órgãos da administração pública (excepcionalmente). Devido ao caráter sigiloso da atividade de Inteligência, não há programa para voluntariado, jovem aprendiz ou de estágio.
iStock

Concurso raro

As inscrições para as vagas na Abin não são abertas com regularidade. O órgão não repõe seus funcionários com muita frequência, devido a aposentadorias e à raridade das vezes que são realizados os concursos.
Pexels

História

O serviço de inteligência no Brasil nasceu em 1927 e, desde então, tem sido revestido por diversas nomenclaturas: Conselho de Defesa Nacional (CDN), Serviço Federal de Informações e Contra-Informações (Sfici) e, com a instauração do regime militar, Serviço Nacional de Informações (SNI).
iStock

Pós-ditadura

Com a instauração das Diretas Já e o retorno do regime democrático ao país, a atividade de inteligência passou por um período de transição. Foi só em 1999, durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, que foi criada a Associação Brasileira de Inteligência.
iStock
Publicado em 15 de dezembro de 2020.
Edição: Mariana Tramontina