Pesquisa da Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Proteste) encontrou níveis elevados de álcool em marcas populares de pão de forma no Brasil.
O estudo examinou as dez marcas de pão de forma mais vendidas:
Seis marcas apresentaram teor alcoólico acima do esperado: Visconti (3,37%), Bauducco (1,17%), Wickbold 5 Zeros (0,89%), Wickbold Sem Glúten (0,66%), Wickbold Leve (0,52%), e Panco (0,51%).
Plusvita e Pullman passaram em todos os testes, apresentando níveis de álcool dentro dos limites aceitáveis.
O relatório alerta para os riscos à saúde, especialmente para crianças, lactantes e gestantes, que podem estar expostos ao risco de síndrome alcoólica fetal.
O estudo sugere que o consumo de algumas fatias de pão de certas marcas poderia resultar em uma leitura positiva no teste do bafômetro.
Leandro Ferreira/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Os altos níveis de álcool foram atribuídos ao uso excessivo de conservantes para prevenir mofo e manter a integridade do pão.
A Proteste enviou um ofício ao Ministério da Agricultura e à Anvisa, sugerindo a implementação de um percentual máximo de álcool e ações de fiscalização
As fabricantes afirmam seguir protocolos de segurança e qualidade, mas dizem não ter sido notificadas sobre o estudo, nem tiveram acesso à metodologia.