O ex-ministro das Relações Exteriores Aloysio Nunes e Renata Covas, mãe do ex-prefeito Bruno Covas, pediram desfiliação do PSDB.
O fato ocorreu no dia 13, exatamente quando a legenda lançou a pré-candidatura de José Luiz Datena (PSDB) à Prefeitura de São Paulo.
13.jun.2024-Rodilei Morais/Fotoarena/Estadão Conteúdo
O principal motivo das saídas é a resistência da legenda em apoiar a candidatura de Ricardo Nunes (MDB) à reeleição, segundo fonte do partido.
A mãe de Covas, de quem Nunes era vice, e o filho dele, Tomás, já demonstraram apoio ao emedebista.
Renato S. Cerqueira - 13/mai/2024/Estadão Conteúdo
Em maio de 2021, o tucano passou o comando da prefeitura a Nunes para se tratar de um câncer, que o vitimou dias depois.
RONALDO SILVA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO
Renata apresentou documento em Santos (SP). Já Aloysio entregou carta de desfiliação ao diretório municipal da capital. Ele não apresentou as razões para sua saída no documento.
Fátima Meira/Futura Press/Folhapress
Procurados, a mãe de Bruno Covas e o ex-chanceler ainda não retornaram os contatos da reportagem.
26.set.2019-Lucas Seixas/Folhapress
Ao Estadão, Aloysio Nunes disse que "não há qualquer razão para o PSDB ter candidato próprio em São Paulo".
Fátima Meira/Futura Press/Folhapress
"É até uma questão de decência do PSDB apoiar a reeleição do prefeito (Ricardo Nunes)", sugeriu ele.
Tucanos chegaram a discutir a possibilidade de apoiar Tabata Amaral (PSB). Inicialmente, o partido indicaria o vice da deputada federal, que também é pré-candidata à prefeitura.
Billy Boss/Câmara dos Deputados
Mas a boa performance de Datena em pesquisas internas fez com que o PSDB se decidisse por lançá-lo como cabeça de chapa.
13.jun.2024-Rodilei Morais/Fotoarena/Estadão Conteúdo
A última pesquisa do Datafolha indicou que Datena tem 8% das intenções de voto. Ele está empatado com Tabata e atrás de Nunes (23%) e do deputado federal Guilherme Boulos, do PSOL (24%).