Ameaçado na natureza

Lobo-guará é um símbolo do Cerrado

Alvo

Um dos símbolos do Cerrado, o lobo-guará perdeu um terço de sua população nas últimas duas décadas e tem sido alvo constante de produtores rurais, tendo seu território tomado pelo agronegócio.
Fossil Rim Wildlife Center

Onde estão

A estimativa atual, segundo estudiosos, é de que haja cerca de 24 mil animais no Brasil, que correspondem a cerca de 80% da população mundial. Eles também estão em países como Argentina, Uruguai, Bolívia e Peru.
Getty Images

Onde vivem no Brasil

Estudos apontam que cerca de 60% dos lobos-guarás no Brasil estão concentrados no Cerrado. Eles também estão presentes em áreas desmatadas da Mata Atlântica, além do Pantanal e os Pampas (em parte do RS).
Divulgação/White Oak

O que comem

A alimentação dessa espécie é caracterizada por diversidade de alimentos. Os lobos-guarás comem de insetos, lagartos, aves e roedores a diversas frutas.
James H./Greyloch

Os lobos podem ajudar os produtores porque comem animais que, muitas vezes, podem explodir e virar pragas porque têm alto potencial reprodutivo, como ratos, cobras, lagartos e anfíbios. Eles operam como controladores desses animais.

Rogério Cunha de Paula,
biólogo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade

Vulneráveis

Há mais de duas décadas, a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, em inglês) classifica o lobo-guará como uma espécie "quase ameaçada". Ele é classificado pelo Ministério do Meio Ambiente como uma espécie vulnerável.
Divulgação/White Oak

Perigo nas estradas

O Cerrado é cortado por muitas estradas e o lobo-guará sofre frequentemente com atropelamentos. Isso acontece principalmente no período seco, quando eles saem em busca de água.
Divulgação/Fossil Rim

Semeador de árvores

O lobo-guará é um semeador dos campos. Por se alimentar de frutas e andar cerca de 20km por dia, ele urina e defeca em diversos lugares para marcar território, espalhando sementes por onde passa.
Divulgação/Fossil Rim

Perigoso?

O animal, escolhido para estampar a nota de R$ 200, não costuma trazer riscos aos humanos. Ele só ataca se se sentir ameaçado. Mantendo distância, o lobo-guará se afasta naturalmente.
Getty Images
Publicado em 31 de julho de 2020.
Edição: Mariana Tramontina