Como são feitas?

Produção de novas vacinas exige tempo e investimento

Como funciona

A vacina é uma substância que estimula a produção de anticorpos de defesa pelo sistema imunológico. Isso garante que, quando infectado por um vírus ou bactéria, o corpo já esteja preparado para responder de maneira rápida.
Reprodução

Pioneiro

A primeira vacina que se tem registro foi produzida em 1976 pelo médico britânico Edward Jenner, que descobriu uma forma de imunizar as pessoas contra a varíola. Foi a primeira doença infecciosa erradicada por meio da vacinação.
Domínio público

Como é feita

Para produzir uma vacina é preciso identificar o agente causador da doença, que pode ser um microrganismo (vírus ou bactéria) em si ou alguma substância tóxica que ele produz. Esses estudos são feitos em laboratório e financiados por fundações ou pelo governo.
Getty Images

Desafios

Alguns vírus possuem mecanismos de fuga que tornam a produção da vacina mais complicada, como o HIV, que se esconde dentro de uma célula do próprio sistema imune.
AFP/Instituto Pasteur

Testando

Descoberto como o microrganismo se porta, especialistas desenvolvem a vacina, que passa por inúmeros testes. Esses testes são feitos em pessoas saudáveis e que não apresentam risco de complicações.
Além de tomarem a vacina experimental, os participantes são infectados com a doença

Ao entrar em contato com o sistema imune, a vacina provoca uma reação de proteção e gera uma memória, que faz com que o sistema imunológico tenha uma resposta rápida de controle infeccioso quando o mesmo agente entrar no organismo.

Wirla Maria Tamashiro,
Professora do Departamento de Microbiologia e Imunologia do Instituto de Biologia da Unicamp

Acesso geral

Se após todos os testes feitos a vacina desenvolvida responder de forma eficiente, ela começa a ser distribuída para a população. Isso pode variar de 1 ano e meio a até 20 anos.
scyther5/IStock

Prevenção hoje

Algumas das doenças que podem ser prevenidas pela vacinação são poliomielite, tétano, coqueluche, sarampo, rubéola, gripe, febre amarela, difteria, HPV e hepatite B. Há a expectativa de que, em breve, haja vacina para o novo coronavírus (covid-19).
FilippoBacci/Getty Images

Bichos protegidos

As vacinas disponibilizadas para animais de grande e pequeno porte também são produzidas da mesma forma que as vacinas para os seres humanos.
Getty Images

Imunidade

Além da proteção própria, se vacinar também protege quem está ao redor. A ideia é simples: quanto mais pessoas vacinadas, menos pessoas doentes, menos vírus circulando.
iStock
Publicado em 16 de julho de 2020.
Edição: Mariana Tramontina