Saúde pública

Como descartar medicamentos corretamente

Descarte consciente

Medicamentos vencidos, que não serão mais utilizados pelo paciente ou com embalagens vazias não devem ser descartados em lixo comum, nem derramar em pias ou vasos sanitários, pois podem contaminar o solo e os rios ou ainda serem encontrados no lixo e utilizados de forma indevida.
iStock

Crime ambiental

Os medicamentos liberam resíduos químicos que contaminam o solo, os rios, córregos e até mesmo a água que bebemos. Cada quilo de medicamento descartado incorretamente pode contaminar até 450 mil litros de água.
Getty Images

Pontos de coleta

Segundo a Política Nacional de Resíduos Sólidos, que entra em vigor em dezembro de 2020, drogarias e as farmácias terão de disponibilizar e manter em seus estabelecimentos pelo menos um ponto fixo de recebimento de descarte a cada 10 mil habitantes.
iStock

Como descartar

Não se deve retirar o produto da embalagem primária, aquela que fica em contato direto com o medicamento. No caso de líquidos, a embalagem primária é o frasco de vidro ou plástico; no comprimido, é o blister de alumínio.
Reprodução

Destino final

O estabelecimento precisa saber qual é o medicamento para direcionar corretamente para o descarte. Algumas substâncias, segundo ela, precisam ser neutralizadas antes de serem incineradas.
pixabay

Reciclagem

Bulas e embalagens secundárias, como as caixas de papelão, também podem ser descartadas junto com os medicamentos nos pontos de coleta. Mas como não têm contato direto com o medicamento, podem ser encaminhadas para a reciclagem ou coleta seletiva, como outros produtos de papel.
iStock

Cuidados

Os perfurocortantes, como seringas e agulhas, devem ser entregues em hospitais ou postos de saúde. A sugestão é armazená-los em garrafas pet com tampa, para evitar acidentes.
Getty Images/iStockphoto
Publicado em 26 de outubro de 2020.
Edição: Mariana Tramontina