Gamma, delta, ômicron

Quais são e de onde vieram as 5 variantes de preocupação

Por Carlos Madeiro

Os mutantes

Existem hoje cinco variantes de preocupação (as VOCs) identificadas no mundo, segundo classificação da OMS (Organização Mundial de Saúde). As variantes são mutações do SARS-CoV-2 que se perpetuam no processo evolutivo e, em regra, tornam o novo coronavírus mais transmissível.
krisda Bisalyaputra/iStock

Critérios para ser 'VOC' (precisa ter ao menos 1)

  • Aumento da transmissibilidade ou alteração na epidemiologia da covid
  • Aumento da virulência ou mudança na apresentação clínica
  • Diminuição da eficácia de medidas sociais e de saúde pública ou diagnósticos, vacinas e terapias
Kyle Austin

A OMS classifica uma variante de preocupação em uma decisão consorciada. Quem participa da reunião chega a essa conclusão a partir de um consenso que está muito relacionado a questões que já foram observadas, como o potencial de gerar um grande número de casos.

Fernando Spilki, virologista
Divulgação

Alpha

A variante B.1.1.7 foi descoberta originalmente no Reino Unido, em setembro de 2020, e foi classificada como de preocupação em 18 de dezembro de 2020. Ela foi a principal cepa que causou a segunda onda da doença na Europa.
Xinhua/Xiao Yijiu

Beta

A variante B.1.351 foi descoberta originalmente na África do Sul, em maio de 2020, e foi classificada como de preocupação em 18 de dezembro de 2020. Ela se espalhou pelo mundo, mas não causou grandes estragos em comparação com as outras 'VOCs'.
Sumaya Hisham/Reuters

Gamma

É a variante "do Brasil". Também chamada de P.1, foi descoberta originalmente no Amazonas, em novembro de 2020, e foi classificada como de preocupação em 11 de janeiro de 2021. Foi ela a responsável pela segunda onda de covid-19 no país, no primeiro trimestre deste ano, gerando inicialmente um enorme caos no sistema de saúde do Norte.
Rosiene Carvalho/UOL

Delta

É a dominante hoje no mundo. A variante B.1.617.2 foi descoberta originalmente na Índia, em outubro de 2020, e foi classificada como de preocupação em 11 de maio de 2021. A estimativa é que ela também responda hoje por mais de 95% dos casos de covid-19 no Brasil.
Danish Siddiqui/Reuters

Ômicron

Novidade, a variante B.1.351 foi registrada na África do Sul neste mês e classificada como "de preocupação" em 26 de novembro de 2021. Ela tem oito vezes mais mutações que todas as outras cepas e tem tendência a facilitar casos de reinfecção.
Nicolas ASfouri/AFP

Proteção e vacinas sempre

Apesar de todo os alertas, as medidas de precaução continuam as mesmas, com o uso de máscaras, distanciamento social e limpeza das mãos com álcool em gel. Em regra, as vacinas seguem como principal medida para se proteger contra a covid-19, seja qual for a variante. Por isso, não deixe de se vacinar ou tomar o reforço. A pandemia ainda não acabou --e nem tem data para acabar.
FERNANDO SILVA /ESTADÃO CONTEÚDO
Publicado em 27 de novembro de 2021.
Edição: Lúcia Valentim Rodrigues