Covid-19

Vacinas têm reações diferentes?

Por Carolina Marins

Conforme a vacinação avança no país, mais pessoas relatam ter sentido efeitos após tomar os imunizantes: febre, dores pelo corpo ou o que "parece ser uma gripe" são bastante citados.
iStock
No entanto, há quem esteja deixando de tomar a vacina de um fabricante e procure outra, acreditando que esta causa mais efeito colateral do que aquela. Afinal, vacinas provocam efeitos diferentes?
Fernando Zhiminaicela/ Pixabay

Cada organismo tem uma reação

A forma como alguém vai reagir a uma vacina depende muito mais de seu próprio organismo do que da vacina em si. Depois de qualquer imunizante, não só contra a covid, há quem se sinta muito afetado logo após receber a vacina e há quem não sinta nada.
JURANIR BADARÓ/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Vacina boa é qualquer vacina

Depois que muitas pessoas compartilharam suas experiências de efeitos com a vacina da Astrazeneca/Fiocruz, outras passaram a ter medo de recebê-la e foram atrás ou da CoronaVac ou da Pfizer. Todas, porém, descrevem na bula os mesmos riscos de efeitos colaterais.
Governo do Rio Grande do Sul/Divulgação

Efeitos da AstraZeneca

Entre os efeitos que acometem de 1 a cada 10 pessoas, estão sensibilidade no local da aplicação, indisposição, fadiga, calafrio, dor de cabeça, enjoo e dores articulares ou musculares.
Dado Ruvic/Reuters

Efeitos da CoronaVac

Já a vacina produzida pelo Instituto Butantan pode apresentar os seguintes sintomas em 10% dos vacinados: dor de cabeça e cansaço. Entre 1% e 10% podem ter enjoo, diarreia, dor muscular, calafrio, perda de apetite, tosse, dor nas articulações, coceira, coriza e congestão nasal.
Marlon Costa/FuturaPress/Estadão Conteúdo

Efeitos da Pfizer

Já a vacina da Pfizer possui como reações muito comuns: dor e inchaço no local da injeção, cansaço, dor de cabeça, diarreia, dor muscular, dor nas articulações, calafrios e febre.
Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Quando os efeitos preocupam?

Efeitos colaterais são normais em medicamentos e vacinas, em especial no caso de testes em massa como agora. Mas médicos orientam a ficar atento quando eles causam muito desconforto ou reações alérgicas.
Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão Conteúdo

O que fazer se tiver reações?

Com reações simples, a pessoa pode buscar o alívio dos sintomas com descanso e alguns medicamentos analgésicos prescritos por um profissional. Mas, em caso de reações mais sérias, a orientação é que se procure ajuda médica.
Getty Images

Pacientes devem notificar efeitos

As vacinas atuais contra a covid-19 estão todas em fase de testes, com os imunizantes sendo aplicados em massa. Por isso é possível surgir efeitos (raros) que não estejam descritos nas bulas. Para isso, a Anvisa pede que os pacientes notifiquem esses casos.
Arthur Stabile/UOL
Publicado em 19 de junho de 2021.
Fontes: Anvisa; bula vacina covid-19 Fiocruz; bula vacina adsorvida covid-19 Instituto Butantan; bula vacina covid-19 Pfizer