Senado

CPI da Covid volta de férias com Flávio Bolsonaro e cerco sobre fake news

Por Murilo Matias

Fase decisiva

Novas frentes de investigação, reconvocações e novos depoimentos são as expectativas para os próximos 90 dias de CPI da Covid, que retorna hoje após duas semanas de recesso.
Edilson Rodrigues/Edilson Rodrigues/Agência Senad

Primeiro depoimento

Os trabalhos serão retomados com o depoimento do Reverendo Amilton Gomes de Paula, apontado como intermediador em negociações suspeitas para a venda de vacinas junto ao governo Bolsonaro.
Reprodução
Devem ser apreciados 400 requerimentos sobre pedidos de convocações, quebras de sigilos, informações e audiências públicas.
Wallace Martins/Futura Press/Estadão Conteúdo

Crimes

Presidente da CPI, Omar Aziz (PSD-AM) disse já ter comprovado três crimes: sanitário, crime contra a vida e prevaricação. Os desvios estariam relacionados a posturas anticiência do governo durante a pandemia e a suspeitas de corrupção na Saúde.
Edilson Rodrigues/Agência Senado

Relatório

Há expectativa sobre como Jair Bolsonaro (sem partido) será tratado no texto do relator da comissão, Renan Calheiros (MDB-AL).
Jefferson Rudy/Agência Senado

Algumas das 7 frentes de atividades criadas durante o recesso:

  • Aposta na imunidade de rebanho;
  • Ações anticientíficas;
  • Indícios de corrupção na compra de vacinas;
  • Lucro de farmacêuticas com alguns remédios;
  • Irregularidades em hospitais federais no RJ.

Líder do governo

Um dos depoimentos mais aguardados é o de Ricardo Barros (PP-PR). Ministro da saúde na gestão Temer e influente articulador, Barros é acusado de liderar um esquema de propinas dentro da Saúde. O caso seria de conhecimento de Bolsonaro segundoLuiz Miranda (DEM-DF).
Gustavo Sales/Câmara dos Deputados

Flávio Bolsonaro

Com a ida de Ciro Nogueira (PP-PI) para a Casa Civil, o senador foi designado para a suplência na CPI. A titularidade do posto será do senador Luiz Heinze (PP-RS), defensor do chamado tratamento precoce.
Jefferson Rudy/Jefferson Rudy/Ag?ncia Senado

Pedido de prisão

Os senadores avaliam pedido de prisão preventiva de Francisco Maximiano, dono da Precisa Medicamentos e suspeito de envolvimento com o esquema de compra de vacinas. O empresário, que estaria na Índia, não deve comparecer ao depoimento marcado para amanhã.
Pedro França/Agência Senado

Capitã Cloroquina

Mayra Pinheiro pode ser afastada do cargo na Saúde a pedido da CPI. Em vídeo, ela pediu ajuda para formular perguntas enviadas a senadores e, em e-mail, ofereceu 'kit-covid' a Portugal.
Foto: GABRIELA BILÓ/ESTADÃO CONTEÚDO

De novo Pazuello

Outro vídeo que circulou durante o recesso foi o do ex-ministro recebendo empresários que ofereciam vacinas depois de afirmar à CPI que não havia se envolvido em nenhuma negociação. Também chegaram às mãos dos senadores os dados da quebra de sigilo bancário do general, que deve ser reconvocado para uma acareação.
Jefferson Rudy/Agência Senado

Fake News

Senadores acreditam na existência de uma rede distribuição de notícias falsas nas redes sociais. Ao menos 68 perfis que compartilharam mentiras estarão sob o escrutínio da CPI.
REUTERS
Nos dias em que a CPI da Covid foi paralisada, até ontem, mais de 18 mil brasileiros morreram em decorrência da covid-19 segundo o consórcio de veículos de imprensa do qual o UOL faz parte.
iStock
Publicado em 03 de agosto de 2021.
Edição: Clarice Cardoso