Celebrações religiosas na pandemia

"Deferência à ciência": O segundo dia do julgamento no STF

Por Ana Caratchuk

Por 9 votos a 2, o STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu hoje pela autorização de que estados e municípios proíbam cultos e missas presenciais durante a pandemia de covid-19 a fim de evitar a aglomeração de pessoas em espaços fechados.

Só Dias Toffoli e Kassio Marques Nunes votaram a favor da liberação.

João Gabriel Alves/Enquadrar/Estadão Conteúdo

A sessão foi suspensa ontem após o voto do relator, ministro Gilmar Mendes, que defendeu que os templos permaneçam temporariamente fechados.

ADRIANO MACHADO

Sabemos onde essa doença está sendo diariamente transmitida, em festas, baladas e bares que estão frequentemente lotados. As imagens estão aí para todos verem, sem distanciamento e sem máscara nenhuma. Não é nos cultos e nas missas que a pandemia ganhou força.

Kassio Nunes Marques,
Ministro do STF
Nelson Jr / STF

Onde está a empatia de todos neste momento? [...] Estamos com 4.000 mortos por dia e parece que algumas pessoas não conseguem entender o momento gravíssimo dessa pandemia.

Alexandre de Moraes,
Ministro do STF
Foto: Rosinei Coutinho/SCO/STF/Agência Brasil

O Estado deve abster-se de invocar razões religiosas para justificar decisões públicas [...]. Os crentes devem justificar suas posições públicas sem recorrer às convicções religiosas, e os não crentes devem se empenhar para respeitar e entender as razões daqueles que observam os preceitos religiosos.

Edson Fachin,
Ministro do STF
Foto: Pedro Ladeira/Folhapress, PODER)

Trata-se, portanto, de ciência e não de ideologia. De medicina e não de metafísica. Ciência e medicina são, nesse caso particular, a salvação. O espírito, ao menos nesta dimensão da vida, não existe onde não haja corpo. Salvar vidas é nossa prioridade.

Luís Roberto Barroso,
Ministo do STF
Reprodução/MOV

A nefasta consequência do negacionismo é o prolongamento da via crúcis que a nação está a trilhar, com o aumento incontido e devastador do número de vítimas e o indesejável adiamento das condições necessárias para a recuperação econômica.

Rosa Weber,
Ministra do STF
Rosinei Coutinho/SCO/STF

A fé não se mede pela presença, não se confunde com banco de igreja, não se mede pelo valor da espórtula [donativo]. Não se materializa, portanto, num determinado lugar de culto. Não está para mim aqui em discussão a questão da liberdade de crença e consciência.

Cármen Lúcia,
Ministra do STF
Marivaldo Oliveira/Estadão Conteúdo

Nada impede, ademais, penso eu, que os fieis, enquanto perdurarem essas restrições, amparadas em critérios científicos, lancem mão de recursos tecnológicos para exercerem a liberdade de culto.

Ricardo Lewandowski,
Ministro do STF
Carlos Moura - SCO/STF

Eu costumo dizer que, no quadro atual, a maior vacina que nós temos não são essas vacinas que estão na praça, é a vacina do isolamento. [...] Queremos rezar, rezemos em casa. Não há necessidade de abertura de templos.

Marco Aurélio Mello,
Ministro do STF,
Reprodução

O momento de conforto espiritual deve ser usufruído cada um nos seus lares. [...] É um momento de deferência à ciência.

Luiz Fux,
Presidente da Corte
Reprodução/TV Justiça
Publicado em 08 de abril de 2021.
Edição: Clarice Cardoso.