Surgida na Idade Média e de origem francesa, a maçonaria é uma instituição filosófica, filantrópica e educativa, que busca o progresso e o aperfeiçoamento de seus membros.
É dessa forma que caracteriza o termo GOB (Grande Oriente do Brasil), a mais antiga associação de lojas maçônicas brasileiras.
Universal Images Group via Getty Images
A organização está presente em todos os continentes e tem como lema a ciência, a justiça e o trabalho, segundo o Brasil Escola.
O foco seria a liberdade dos indivíduos e dos grupos humanos, sejam eles instituições, raças ou nações; e a igualdade de direitos e obrigações dos seres e grupos sem distinguir a religião, raça ou nacionalidade.
O grupo também tem como base a fraternidade de todos os homens e nações, já que todos são filhos do mesmo criador e, portanto, humanos.
Antigamente secreta, hoje seus membros são identificados --seja por assinaturas, uso de símbolos ou, até mesmo, por falarem publicamente sobre o tema.
Conforme a BBC, a estimativa é que haja mais de seis milhões de maçons espalhados pelo mundo.
O que ocorre nos eventos costuma ficar apenas entre membros.
Universal Images Group via Getty Images
A publicação ainda diz que as maçonarias não veem com bons olhos que membros discutam política e religião.
Divulgação/Grande Loja da Maçonaria da Bahia
Ainda rodeada de mistérios, a maçonaria é formada majoritariamente por homens. Os grupos se reúnem em lojas para estudar e planejar ações.
Políticos, médicos e profissionais de todas as áreas ingressam na associação por meio de convites de outros membros mais antigos.
Passam por entrevistas, análise de histórico e rituais, que não costumam ser detalhados e são restritos aos integrantes.
No Brasil, alguns nomes passaram ou fazem parte da instituição. Veja a seguir: