Eleições 2020

Como votar em segurança em meio à pandemia de covid-19

Por Carolina Marins

A realização das eleições durante pandemia do coronavírus levou a questionamentos sobre a segurança sanitária. Qual o risco de teclar na urna eletrônica? Como manter distanciamento na hora do voto? O que devem fazer os idosos?
Ascom/TSE

É obrigatório o uso de máscara?

Sim. Sem máscara não será permitido o acesso aos locais de votação, e os eleitores que não estiverem usando a máscara serão impedidos de entrar, segundo afirmou o presidente do TSE, Luís Roberto Barroso.
iStock

A urna eletrônica vai ser limpa com álcool?

Não. Higienizar a urna com álcool poderia danificar o equipamento. Por isso, o eleitor deve higienizar as mãos com álcool antes de votar e logo após deixar a cabine de votação. As seções eleitorais terão à disposição álcool gel e álcool líquido em recipiente borrifador.
Alan Marques/Folhapress

O que mudou na hora de identificar o eleitor?

Na hora da votação, vai funcionar assim: o eleitor apresenta seu documento ao mesário (que não vai manusear a documentação) e assina a lista de votação. Em seguida, higieniza as mãos com álcool e se dirige à urna para votar. Depois, higieniza novamente as mãos com álcool.
Fabio Rodrigues Pozzebom - 19 set. 2010/ABr

Devo levar minha própria caneta?

Se possível, sim. Se não for possível, haverá canetas a disposição, que serão higienizadas com álcool, para que os eleitores possam assinar a lista de votação.
uol

Como os mesários vão estar protegidos?

Além do uso de máscara e constante higienização das mãos com álcool, os mesários vão utilizar um protetor facial de plástico, um tipo de viseira que costuma ser chamado de face shield.
ISAAC FONTANA/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Quem é idoso pode ir votar?

Sim. O TSE recomenda que os eleitores com 60 anos ou mais, considerados grupo de risco para a covid-19, votem entre as 7h e as 10h. Esse intervalo, porém, não será obrigatório e pessoas de outras idades não serão barradas nesse horário mas deverão aguardar ao final da fila ou em fila separada, respeitando a preferência dos mais velhos.
DANIEL GALBER/UAI FOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Quem tem sintomas não deve ir votar?

O TSE orienta os eleitores e mesários que estiverem com febre ou tenham testado positivo para covid-19 nos últimos 14 dias antes da eleição a ficar em casa.
iStock

Haverá distanciamento nas filas?

Sim. Os locais de votação terão marcações no chão para indicar a distância mínima de segurança, que será de um metro entre mesários e eleitores e também de um metro entre os eleitores nas filas.
Vinicius Boreki/UOL

Será feita a medição de temperatura dos eleitores?

Não. O TSE considerou que implementar a medição de temperatura nos locais de votação teria um custo elevado e não seria capaz de detectar pessoas infectadas que sejam assintomáticas ou que estejam em período de incubação do vírus.
iStock

Como posso justificar a ausência nas eleições?

Pelo aplicativo E-Título (que não poderá ser baixado neste domingo) ou em um local votação, levando um documento oficial com foto e o número do título de eleitor. Após a data de votação, o eleitor tem até 60 dias para se justificar pelo app, site do TSE ou em um cartório eleitoral.
Reprodução
Publicado em 28 de novembro de 2020.