Ensino superior

O que é o Enade e para que serve o exame

Rendimento dos alunos

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados.
Getty Images

Habilidades

O principal objetivo do exame, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), é medir as competências e habilidades dos universitários nos cursos que passaram por alguma alteração.
Sérgio Castro/Estadão Conteúdo

Obrigatório

O exame é obrigatório para os alunos que forem selecionados e é uma condição indispensável para colar grau e receber o diploma, mas não existe uma nota mínima para que ele seja aprovado.
Getty Images

Como é a prova

O Enade tem o tempo de duração de 4 horas e a prova é dividida em questões de formação geral e questões específicas de cada curso.
iStock

Desempenho

O desempenho dos estudantes no Enade reflete na avaliação da qualidade das instituições de ensino superior. Seus resultados podem produzir dados por instituição de educação superior, categoria administrativa, organização acadêmica, município, estado, região geográfica e Brasil.
Getty Images

Avaliação do curso

O resultado do Enade é utilizado pelo MEC para compor a avaliação dos cursos de graduação e das instituições de ensino superior. É por meio do exame que o ministério atribui os conceitos de qualidade e concede ou revoga o reconhecimento das faculdades.
Fuvest

Antigo "Provão"

O Enade foi criado em 2004 para substituir o Exame Nacional de Cursos, conhecido também como Provão. Todos os cursos de ensino superior são avaliados no Enade, mas o exame não é realizado para todos ao mesmo tempo. Existe um sistema de rodízio que divide os cursos em três grupos distintos, que são avaliados um a cada ano.
Sérgio Castro/Estadão Conteúdo
Publicado em 21 de outubro de 2020.
Edição: Mariana Tramontina