Oferta pública inicial

IPO: O que significa essa sigla do mercado financeiro?

Estreia na Bolsa

IPO é a sigla em inglês para Initial Public Offering, que em português significa oferta pública inicial. É quando uma empresa marca sua estreia na Bolsa de Valores para vender ações para o público. Um dos principais objetivos é captar recursos para fazer o negócio crescer.
ReproduçãoReuters

Sociedade anônima

Quando uma empresa tem seu registro para IPO aceito, ela se torna uma companhia de capital aberto com papéis negociados no pregão da Bolsa de Valores. No Brasil, ela se torna uma S/A (Sociedade Anônima). Já o investidor, ao comprar uma ação, se torna um pequeno sócio no negócio.
Getty Images

Lucro para os proprietários

Com IPO, a empresa pode vender uma grande porcentagem das ações e fazer milhões no dia em que se torna pública. O processo todo, no entanto, é burocrático e caro: pode demorar cerca de 1 ano e custar mais de R$ 2 milhões em taxas, honorários e outras despesas.
Cris Fraga/Estadão Conteúdo

Negócios milionários

No final do ano, o lucro da empresa é distribuído entre os acionistas, de acordo com a sua participação no capital. Para pequenos investidores, nem sempre significa muito. Já para os grandes, pode render negócios milionários. Foi assim que Warren Buffett, quarto homem mais rico do mundo de acordo com a Forbes, fez sua fortuna.
Nati Harnik/AP

Sócio majoritário

Em geral, quando uma empresa faz um IPO, seu antigo dono fica com uma grande parte das ações, o que permite que ainda seja sócio majoritário. Mark Zuckerberg, por exemplo, é dono de cerca de 30% do Facebook.
Liu Jie/Xinhua

Boom de 2007

No ano de 2007 houve uma demanda alta de ofertas públicas iniciais na Bovespa (hoje chamada de B3). O otimismo sobre a economia do país na época refletiu na abertura de capital de 64 empresas, um volume recorde para o Brasil, captando R$ 55,6 bilhões.
Cris Fraga/Estadão Conteúdo

Perfil dos investidores

Uma taxa básica de juros baixa no país beneficia investidores brasileiros, mas também assusta os estrangeiros. Os investidores de fora tinham, historicamente, o domínio nas participações de ofertas, responsáveis por cerca de 70% do capital nos IPOs. Em 2019, o índice não passou de 40%.
Reuters

Espelho da economia

A Bolsa de Valores é um importante espelho da economia no país, especialmente quando reflete a diversidade de suas ações. A sua sensibilidade também captura o momento político, assim como eventos internacionais.
RAHEL PATRASSO
Publicado em 28 de agosto de 2020.
Edição: Mariana Tramontina

Continue navegando por UOL Economia.