6 de agosto de 1945

Japão relembra 75 anos da bomba atômica em Hiroshima

Segunda Guerra Mundial

Hiroshima, 6 de agosto de 1945, 8h15. Foi quando a primeira bomba atômica explodiu numa guerra. Dos 350 mil habitantes da cidade, mais de 140 mil pessoas morreram no ataque dos EUA ao Japão.
AP

Outra bomba

Três dias depois, as forças militares dos Estados Unidos lançaram outra bomba atômica, dessa vez em Nagasaki, em um ataque que provocou outras 74 mil mortes.
Getty Images

Fim da guerra

As duas bombas com uma potência de destruição inédita naquele momento levaram o imperador Hirohito a anunciar, em 15 de agosto de 1945, aos súditos a rendição aos Aliados, o que marcou o fim da Segunda Guerra Mundial.
Getty Images

Quem estava em guerra

A Segunda Guerra Mundial começou quando a Alemanha invadiu a Polônia em 1939. De um lado estavam os Aliados (grupo liderado por EUA, Inglaterra, França e União Soviética) e do outro, o Eixo (formado principalmente por Alemanha, Itália e Japão).
Getty Images

5 filmes sobre a bomba atômica e o Japão na Segunda Guerra

  • 'Filhos de Hiroshima' (Kaneto Shindo, 1952)
  • 'Hiroshima, Meu Amor' (Alan Resnais, 1959)
  • 'Império do Sol' (Steven Spielberg, 1987)
  • 'Rapsódia em Agosto' (Akira Kurosawa, 1991)
  • 'Cartas de Iwo Jima' (Clint Eastwood, 2006)
Divulgação

Visita de Obama

O governo dos EUA nunca pediu desculpas oficialmente. Mas em 2016 Barack Obama se tornou o primeiro presidente americano em exercício a visitar Hiroshima, onde prestou homenagem às vítimas e pediu um um mundo sem armas nucleares.
Doug Mills/The New York Times

Mensagem do papa

Em 2019, o papa Francisco também visitou Hiroshima e Nagasaki para expressar sua oposição às armas atômicas, que chamou de "crime", e criticar a doutrina da dissuasão nuclear, uma "falsa segurança" que envenena as relações entre os povos.
Getty Images

Sobreviventes

Quase 136.700 sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki, conhecidos como "hibakusha" no Japão, têm em média 83 anos. Até hoje convivem com os efeitos colaterais da radiação, sobretudo de câncer, mas também infarto e depressão.
Getty Images

Reconstrução

Hoje, 75 anos depois do bombardeio, Hiroshima está reconstruída. Se tornou uma das cidades mais modernas e desenvolvidas do Japão. O Memorial da Paz foi construído para não deixar que o mundo se esqueça do que uma bomba atômica é capaz.
Getty Images
Publicado em 06 de agosto de 2020.
Edição: Mariana Tramontina