Quem é ela

Kamala Harris: A primeira mulher negra candidata à vice nos EUA

A escolhida

Escolhida pelo democrata Joe Biden como vice-presidente, Kamala Harris é senadora pela Califórnia e teve seu nome selecionado em uma lista com outros 13 nomes de mulheres.
Getty Images

Família

Filha de pais imigrantes (uma mãe indiana e um pai jamaicano), a senadora de 55 anos nasceu em Oakland, uma cidade com tradição de atos de protesto. Ela foi criada majoritariamente pela mãe, pesquisadora de câncer e ativista de direitos civis.
Getty Images

Minha mãe entendia muito bem que estava criando duas filhas negras. Ela estava determinada a garantir que nos tornaríamos mulheres negras confiantes e orgulhosas.

Kamala Harris,
em sua autobiografia

Começo da carreira

Depois de cursar a universidade negra Howard, ela fez direito na Universidade da Califórnia, em Hastings. Iniciou a carreira na Promotoria do condado de Alameda. Em 2003, virou promotora-chefe em San Francisco.
Getty Images

Pioneira

Primeira negra procuradora-geral da Califórnia, Harris se tornou também a segunda mulher negra do Senado em sua história quando foi eleita em 2016 (Carol Moseley Braun foi a primeira, em 1993).
Yuri Gripas/Reuters

Personalidade

Dona de um estilo afiado e de uma personalidade forte, Harris é conhecida por seu método de questionamento muitas vezes agressivo no Senado.
STEPHEN CROWLEY/NYT

Bandeiras

Com visão mais à esquerda em questões como casamento homossexual e pena de morte, ela é criticada por não ser progressista o bastante em temas como reforma policial, combate às drogas e condenações judiciais equivocadas.
Getty Images
Publicado em 12 de agosto de 2020.
Edição: Mariana Tramontina