Massa polar

Os efeitos da frente fria que fez nevar em mais de 50 cidades

Por Murilo Matias

Há pelo menos uma década os brasileiros não encaravam uma semana tão fria como estão sendo os últimos dias do mês de julho, segundo projeções da Metsul Meteorologia.
GABRIEL LAIN/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO

Os termômetros registraram marcas negativas em capitais como Curitiba e São Paulo, afora a neve que atingiu mais de 50 cidades entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Até parte da Amazônia foi afetada pela massa polar, que avançou também pela parte centro-oeste, nordeste e norte do Brasil.

MAURO FANHA/ISHOOT/ESTADÃO CONTEÚDO

Sensação de -20ºC

Os 27 mil habitantes de São Joaquim em Santa Catarina enfrentaram a sensação térmica de -20ºC entre quinta e sexta. Mais uma quem estava no local aproveitou para montar bonecos de neve na região conhecida também por esse viés turístico.
Reprodução/Instagram

São Paulo abaixo de zero

São Paulo teve recorde de temperatura mínima em 2021 com média de 4,7°C nas estações meteorológicas do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE). Houve até registro de temperatura negativa em determinados pontos extremos da cidade, como em Parelheiros.
Rivaldo Gomes/Folhapress

A recordista Curitiba

A metrópole paranaense segue levando a marca de capital mais fria do país. Nesta quinta-feira os curitibanos amanheceram com temperatura de -2ºC, marca mais baixa do ano segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar).
MAURO FANHA/iShoot

Frio na Bahia

No interior algumas cidades terão mínimas em torno dos dez graus nos próximos dias, reforçando a força da massa de ar frio que se desloca desde o sul chegando às partes altas do país. Vitória da Conquista e Piatã, na Chapada Diamantina (foto), são dois desses locais.
Getty Images/iStockphoto

Rio 10 graus

Ficou difícil para os cariocas e turistas aproveitarem a praia da capital fluminense na semana. O 'Rio 40 graus' ficou só na letra de música com temperaturas rondando os dez graus.
Marcos Vidal/Futura Press/Folhap

Desmatamento recorde

As altas ou baixas temperaturas recordes estão relacionadas também ao avanço do desmatamento. A perda de cobertura vegetal de biomas como Pantanal e Amazônia são apontados como fatores que causam desequilíbrio, potencializando as chances de eventos extremos como as ondas de calor no Canadá e o intenso fio no Brasil, alerta o meteorologista Olívio Bahia do Inmet.
Bruno Kelly/Reuters

Mortes pelo frio

O intenso frio causa vítimas no país, especialmente de grupos socialmente vulneráveis. Conforme o Movimento Estadual da População em Situação de Rua de SP, ao menos 13 já morreram vítimas do frio neste ano, número que pode estar subnotificado.
Flávio Florido

Agricultura afetada

Plantações mais sensíveis são as com maior potencial de danos diante da friagem e geada que afeta também zonas de larga produção agrícola, a exemplo do Centro-Oeste. Hortaliças de maneira geral e o café estão entre as culturas que podem sofrer perdas importantes, encarecendo ainda mais o preço desses itens.
Divulgação/seagri/PR

E vai continuar frio...

Ao menos até amanhã nas regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e sul da Região Norte segundo o Serviço Nacional de Meteorologia. Logo, logo, o gelado agosto vai ficar para trás.
André Porto/UOL

Inúmeras entidades, organizações e governos se articulam para promover e realizar campanhas de arrecadação de roupas e cobertores.

Veja também lista de entidades, iniciativas e projetos em todo o país para ajudar pessoas a comer e sobreviver à pandemia:

Publicado em 31 de julho de 2021.
Edição: Clarice Cardoso