Namíbia

Os mistérios do deserto mais antigo do mundo

Milhões de anos

Localizado ao longo da costa do Atlântico, no sudoeste da África, o deserto do Namíbia é considerado o deserto mais antigo do mundo: tem pelo menos 55 milhões de anos. O Saara, por exemplo, tem "só? de 2 milhões a 7 milhões de anos.
Getty Images

Três países

Sua paisagem, formada por dunas de areia, montanhas escarpadas e planícies de cascalho, se estende por cerca de 81 mil quilômetros quadrados, atravessando três países: Angola, Namíbia e África do Sul.
Getty Images

Inóspito

Com as temperaturas atingindo rotineiramente 45°C no verão durante o dia, e podendo cair para abaixo de zero à noite, também é um dos lugares mais secos e inóspitos do planeta. Mas, ao longo do tempo, um número surpreendente de espécies se adaptou para chamar essa região árida de lar.
Getty Images

Adaptação

As partes mais áridas do deserto têm uma média de apenas 2 mm de precipitação por ano. Há anos em que algumas partes não recebem uma gota de chuva sequer. E ainda assim é possível avistar animais como órix, gazelas, guepardos, hienas, avestruzes e zebras, que se adaptaram para sobreviver nessas condições adversas.
Getty Images

Costa dos Esqueletos

Uma das áreas mais perigosas é uma extensão de 500 km de dunas de areia ao longo do Atlântico, conhecida como Costa dos Esqueletos. O nome vem das diversas carcaças de baleias espalhadas por suas margens e dos quase 1 mil naufrágios que aconteceram na sua costa ao longo dos séculos.
Getty Images

Ferrugem

As dunas que estão em volta do Sossusvlei possuem uma tonalidade de laranja particularmente profundo. A cor é, na verdade, ferrugem, um indício do processo de oxidação resultante da alta concentração de ferro nas areias.
Getty Images

Altas dunas

As dunas localizadas nesta região também estão entre as mais altas do mundo. Muitas têm mais de 200m de altura, enquanto a chamada Duna 7, situada ao norte de Sossusvlei, chega a quase 400m.
Getty Images

Mistério na areia

Uma de suas características mais intrigantes - e maiores mistérios -, é um fenômeno geomórfico conhecido como "círculos de fadas" ou "anéis de fadas". São trechos circulares de terra sem vegetação, cercados por uma única espécie de grama, que intrigam especialistas há décadas.
Getty Images

Crenças locais

O povo local Himba acredita que eles são feitos por espíritos, como pegadas deixadas por seu deus, Mukuru. Alguns moradores atribuem esses círculos misteriosos a "ovnis (objetos voadores não identificados) ou fadas que dançam à noite".
Getty Images

O que diz a ciência

Até hoje não há uma teoria certa sobre a origem dos anéis. Alguns estudos sugerem que eles são gerados por cupins, que criam esses círculos para coletar água e nutrientes do solo. Outros dizem que é uma "auto-organização da vegetação" pela escassez de água.
Getty Images
Publicado em 03 de setembro de 2020.
Edição: Mariana Tramontina