Raridade cósmica

O que é a Lua Azul e como acontece o fenômeno

Noite de lua cheia

Ela não é realmente azul. É uma lua cheia, como qualquer outra: cinza claro, branco leitoso ou prateado. Mas trata-se de fenômeno incomum que ocorre a cada 2,5 anos, aproximadamente, devido à duração dos ciclos lunares.
Erik S. Lesser/EFE

Ciclo lunar

O que torna raro esse fenômeno é que ela é a segunda lua cheia em um único mês, quando o normal é termos apenas uma. O ciclo lunar, período em que ocorrem todas as fases da Lua, se repete a cada 29,5 dias ou mais.
Toru Hanai/Reuters

Duas vezes

Para que a Lua Azul ocorra são necessárias duas coincidências: a primeira lua cheia precisa ocorrer no primeiro ou segundo dia do mês, e este mês precisa ter 31 dias. Assim, é provável que apareça uma segunda lua cheia.
Tony Gentile/Reuters

Em 2020

A última vez que isso aconteceu foi em 31 de março de 2018. Em 2020, a Lua Azul aparece em 1º de outubro e também na noite de 31 de outubro a 1º de novembro, quando muitos países celebram o Halloween.
Bekir Dönmez/Unsplash

Origem do termo

O termo Lua Azul surgiu na década de 1940, quando a revista ?Sky & Telescope? publicou um artigo em 1946 intitulado ?Uma vez em uma lua azul? e escrito por James Hugh Pruett (1886-1955).
Getty Images

Blue Moon

O fenômeno da Lua Azul já inspirou livros, filmes e músicas como "Blue Moon", gravada por inúmeros artistas como Elvis Presley e Frank Sinatra.
Yasuyoshi Chiba/AFP
Publicado em 29 de outubro de 2020.
Com informações da BBC Brasil.

Edição: Mariana Tramontina