Honraria

O que é o Prêmio Nobel e como funciona

Reconhecimento

O prêmio Nobel é uma das principais condecorações mundiais para reconhecimento de pessoas que desenvolvem trabalhos, ações e pesquisas em benefício da humanidade. A cerimônia de entrega é feita anualmente, em 10 de dezembro, em Estocolmo (Suécia) e Oslo (Noruega).
Jonas Ekstromer/TT via AP

Premiação

O prêmio é de responsabilidade da Fundação Nobel, e os vencedores de cada categoria recebem um diploma, uma medalha de ouro de 18 quilates e, para a edição de 2020, uma quantia de 10 milhões de coroas suecas (cerca de R$ 6,3 milhões).
Getty Images

Oficialmente, a Fundação Nobel premia cinco categorias

  • Química
  • Física
  • Medicina
  • Literatura
  • Paz

Economia

Apesar de ser popularmente conhecido como um Nobel, o prêmio de Economia não fazia parte das categorias determinadas pela Fundação, mas foi incorporado em 1969. É uma honraria dada pelo Banco da Suécia para os destaques das ciências econômicas.
Jonathan Nackstrand/AFP

Inventor da dinamite

Os prêmios Nobel foram criados pelo químico sueco Alfred Nobel (1833-1896), inventor da dinamite. Em seu testamento, ele dedicou 94% de sua fortuna para a criação da honraria. A Fundação Nobel só surgiu em 1900 e a primeira edição aconteceu em 1901.
Alexander Mahmoud/Nobel Prize

Os escolhidos

O processo de escolha do Nobel é feito pelos comitês de cada área, que recebem entre 200 e 300 indicações de cientistas, professores e acadêmicos de diversos países. Após a decisão final, somente o vencedor é anunciado. Os indicados só podem ter seus nomes revelados após 50 anos.
Alexander Mahmoud/Nobel Prize

Polêmica com Obama

O ex-presidente dos EUA, Barack Obama, ganhou o Nobel da Paz em 2009 pelos “extraordinários esforços para fortalecer a diplomacia internacional e a cooperação entre os povos”. O comitê foi criticado por dar o prêmio a Obama, que expandiu o programa de bombardeamentos com drones no Afeganistão e no Iraque.
John McConnico/Pool/Reuters

A mais jovem

Malala Yousafzai é a pessoa mais jovem a receber um prêmio Nobel. Vítima de um atentado no caminho de sua escola, a ativista foi reconhecida em 2014, aos 17 anos, com o Nobel da Paz por sua luta “contra a supressão das crianças e jovens e pelo direito de todos à educação”.
Matt Dunham/AP

Gandhi pela paz

Mahatma Gandhi recebeu 12 indicações ao Nobel da Paz (de 1937 a 1948), mas nunca foi premiado. Considerado símbolo da paz e da resistência sem violência, o comitê chegou a cogitar o prêmio póstumo em 1948, mas naquele ano o Nobel da Paz não foi dado a ninguém.
Getty Images
Publicado em 09 de outubro de 2020.
Edição: Mariana Tramontina