Ensino superior

O que é o ProUni e para que serve?

O que é o ProUni

O Prouni (Programa Universidade para Todos) é um programa do MEC (Ministério da Educação) criado em 2004, na gestão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pela Lei nº 11.096/2005. Oferece bolsas de estudo integrais e parciais em instituições particulares de ensino superior. Também são oferecidas bolsas para cursos sequenciais de formação específica.
Getty Images

Como funciona

O Prouni é voltado para estudantes de baixa renda e que não tenham cursado o ensino superior. O programa usa como forma de seleção dos candidatos o desempenho obtido no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). O processo seletivo do Prouni tem uma única etapa de inscrição, gratuita e que deve ser feita exclusivamente pela internet, no site do Prouni.
Krisanapong Detraphiphat/Getty Images

Quem pode participar

Podem se inscrever candidatos que tenham feito ensino médio na rede pública ou com bolsa integral na rede particular sem diploma de curso superior e que tenham participado da edição mais recente do Enem, com média mínima de 450 pontos, sem zerar a prova de redação.
iStock

Como se inscrever

Para fazer a inscrição, o candidato deve informar o número de inscrição e senha do Enem. Cada candidato deve escolher duas opções de curso, em ordem de preferência. É possível acompanhar a nota de corte (desempenho mínimo necessário) para cada um deles diariamente.
Getty Images

Bolsa integral

A opção de concorrer a uma bolsa integral pode ser selecionada no momento da inscrição. Para concorrer à bolsa com 100% de desconto, é preciso comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa.
UOL

Selecionados

Os resultados são disponibilizados sempre após o encerramento do período de inscrições. As datas de divulgação dos resultados podem ser consultadas no site do ProUni (http://prouniportal.mec.gov.br), na aba Cronograma.
André Luis Ferreira /Folhapress

Pagamento

No caso da bolsa integral, não é necessário nenhum pagamento por parte do estudante. Já no caso da bolsa parcial (50%), o aluno deve pagar o valor correspondente à metade da mensalidade para a instituição de ensino. O governo federal é responsável por arcar com a outra metade.
iStock
Publicado em 11 de dezembro de 2020.
Edição: Mariana Tramontina