Teoria da conspiração

O que é QAnon e quem são seus apoiadores

Alerta do FBI

O QAnon é um movimento de teorias da conspiração infundadas que foi declarado pelo FBI, em maio de 2019, como “uma ameaça de terrorismo doméstico”.
Freepik

Anônimos

A palavra QAnon é a soma da letra Q, que designa o nível mais alto de acesso à informações confidenciais do Departamento de Energia dos EUA, e de "Anon", abreviação de anônimo. O grupo surgiu no final de 2017 em fóruns da internet nos quais não havia filtragem e seus usuários participavam anonimamente.
iStock

Ataques

Adeptos do movimento impulsionam hashtags nas redes sociais e coordenam ataques dos que consideram inimigos: políticos, celebridades e jornalistas que eles acreditam estar encobrindo pedófilos adoradores de Satanás do alto escalão do governo, do mundo empresarial e da imprensa.
iStock

Fora da internet

O movimento começou online, mas já ganhou vida fora da internet. O Twitter diz que tomou medidas contra a QAnon por causa do potencial de "danos offline". Vários apoiadores do QAnon foram presos após fazer ameaças ou tomar medidas de fato offline.
Mike Blake/Reuters

Apoiadores

Segundo a BBC, redes sociais e pesquisas de opinião mostram que há pelo menos centenas de milhares de pessoas que acreditam em pelo menos algumas das teorias bizarras apresentadas pelo QAnon.
Imagem: Kyle Grillot/Getty Images

Apoio a Trump

Para muitos adeptos, o QAnon forma a base de apoio ao presidente Donald Trump. Trump já retuitou apoiadores do QAnon e manifestou aprovação ao movimento, que passou a participar de seus comícios. Uma defensora do QAnon, Marjorie Taylor Greene (foto), da Geórgia, foi eleita para o Congresso dos EUA em novembro de 2020.
Dustin Chambers/Getty Images/AFP
Publicado em 08 de janeiro de 2021.