Meio ambiente

O que são os manguezais, essenciais para o equilíbrio ambiental

O mangue

Manguezais são ecossistemas costeiros, de transição entre a terra e o mar, que ficam em regiões tropicais e subtropicais do planeta.
Divulgação/Secretaria de Turismo de Ubatuba

Plantas retorcidas

É ali onde ficam plantas retorcidas por cima da lama escura que, de acordo com a maré, às vezes ficam cobertas pela água salgada do mar, e outras ficam expostas com as raízes fincadas na água que se mistura à dos rios.
Eduardo Vessoni/UOL

Manguezais no Brasil

O Brasil tem quase 14 mil quilômetros quadrados de áreas de manguezais, segundo o Atlas dos Manguezais do Brasil, um documento produzido pelo ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) publicado em 2018.
Crédito: Getty Images

Maior extensão

O país tem ainda a maior extensão contínua de manguezais do mundo, e fica em segundo ou terceiro lugar entre os países com maior área de manguezal *a classificação muda de acordo com a metodologia aplicada).
Aliny Gama/UOL

Proteção natural

O manguezal protege as costas das ações de ressacas e de tsunamis, além de atenuar o processo de erosão costeiro, protegendo todo litoral. A pressão e energia do mar que atingiriam a costa são dissipadas no mangue.
Getty Images

Filtro biológico

O manguezal é um filtro biológico: os rios correm arrastando solo e sedimentos, e quando chegam no estuário as partículas se acumulam nas raízes. O mangue cuida do leito do rio, assoreando, retendo os sedimentos antes de chegarem ao mar, garantindo uma água mais limpa na zona costeira.
Getty Images

Berçário natural

Muitas espécies de filhotes marinhos passam pelo menos uma fase da vida nos sistemas de manguezal. Eles ficam ali em seus primeiros estágios de desenvolvimento, onde as raízes das árvores dão proteção e eles. Também se alimentam ali, por ser um ambiente cheio de nutrientes. Depois, migram para o mar aberto.
Getty Images

Mangue sagrado

Em muitas regiões as áreas de manguezal são tidas como sagradas. Além disso, sua beleza cênica é importante para o turismo.
Getty Images
Publicado em 29 de setembro de 2020.
Edição: Mariana Tramontina