Nações Unidas

O que é a ONU e como funciona a organização

Pela paz mundial

A ONU (United Nations, ou UN, no inglês) é uma organização internacional com uma missão principal: manter a paz e a segurança mundial. É formada por 193 países-membros voluntários, que concordam com os princípios da entidade.
Johannes Eisele/AFP

Medidas necessárias

Entre os assuntos que a ONU discute e toma medidas necessárias estão paz mundial, mudanças climáticas, desenvolvimento sustentável, direitos humanos, terrorismo, igualdade de gênero, emergências de saúde e econômicas, entre outros.
Christian Braga / Greenpeace

Origem

A organização foi estabelecida em 24 de outubro de 1945, a partir da ratificação da Carta das Nações Unidas, logo após o término da Segunda Guerra Mundial, com a intenção de impedir outro conflito como aquele.
Abdulnasser Alseddik/AP

Onde fica

A sede principal da ONU fica em Manhattan, Nova York, mas há escritórios espalhados em grande parte do mundo, como Genebra (Suíça), Nairóbi (Quênia), Viena (Áustria) e Santiago (Chile).
Carlo Allegri

Apartidário

A ONU é um órgão apartidário, sem ideologia política ou crença religiosa. É financiada a partir de contribuições voluntárias dos países-membros. A Assembleia Geral aprova o orçamento e a taxa para cada membro, baseado no Produto Nacional Bruto (PNB) e em outras condições.
Xinhua/Li Muzi

Deliberações

A Assembleia-Geral da ONU é o principal órgão de discussão e deliberação, em que são discutidos assuntos emergentes. O voto é universal e as resoluções votadas e aprovadas têm o caráter de recomendação e não são obrigatórias.
Foto: AP

Conselho de Segurança

Já o Conselho de Segurança toma decisões como a intervenção (ou não) militar em um país em guerra, autoriza operações de países que estejam em conflito ou mesmo a execução de políticas. É constituído por 15 membros: cinco permanentes, que possuem o direito a veto (EUA, Rússia, Grã-Bretanha, França e China) e 10 não-permanentes, eleitos por dois anos.
MICHELE SIBILONI-13.ago.2012/AFP

Outros órgãos da ONU

  • Conselho Econômico e Social (para auxiliar na promoção da cooperação econômica e social internacional e desenvolvimento)
  • Conselho de Direitos Humanos (para promover e fiscalizar a proteção dos direitos humanos e propor tratados internacionais sobre esse tema)

Outros órgãos da ONU

  • Secretariado (para fornecimento de estudos, informações e facilidades necessárias para a ONU)
  • Tribunal Internacional de Justiça (o órgão judicial principal)
Publicado em 16 de setembro de 2020.
Edição: Mariana Tramontina