Fase crítica

Pantanal vive tragédia ambiental

Situação crítica

Maior área úmida continental do planeta, o Pantanal está em crise: o bioma enfrenta uma de suas maiores secas, sofre com o desmatamento e tem o pior período de queimadas desde o fim dos anos 90.
Getty Images

Degradação da Amazônia

O rio Paraguai, principal formador do Pantanal, atingiu o menor nível em quase 5 décadas por falta de chuva. Um dos fatores é a degradação da Amazônia: com o desmatamento, o período de chuvas encurta e as secas se tornam mais severas.
Divulgação/ONG Ecoa

Rio baixo

O nível das águas do rio Paraguai chegou a 2,10m em junho, de acordo com a Marinha do Brasil. Foi a menor marca dos últimos 47 anos, segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).
Getty Images

La Niña

A situação do Pantanal pode piorar com o fenômeno climático La Niña, que provoca o resfriamento das temperaturas médias Oceano Pacífico e traz invernos pesados e grandes secas ao redor do mundo.
Getty Images

Desmatamento

A seca no Pantanal também acontece pela expansão do desmatamento no bioma e em seu entorno. De acordo com o Inpe, até o ano passado foram desmatados 24.915 km² do Pantanal, correspondente a 16,5% do bioma. É pouco mais de 4 vezes a área de Brasília.
Bruno Kelly/Reuters

Agronegócio

A expansão do desmatamento no Pantanal, segundo especialistas, vem do crescimento do agronegócio na região e da produção de gado. O Instituto SOS Pantanal aponta que cerca de 15% da área do Pantanal foi convertida em pastagem.
Marlene Bergamo/Folhapress

Queimadas

Os focos de queimada também atingiram os maiores níveis desde 1998. Especialistas afirmam que a maioria desses incêndios são causados pelo homem, já que o fogo natural acontece por causa de raios, sempre associado ao período de chuvas.
Bruno Kelly/Reuters

Se essa tendência de queda da inundação permanecer, pode levar até à falta de água na região. O Pantanal pode deixar de ser o que é hoje. Será um indicativo de grandes perdas econômicas e ambientais para todo o mundo

Felipe Dias,
do Instituto SOS Pantanal
Publicado em 07 de agosto de 2020.
Edição: Mariana Tramontina