Personagem da semana

Variante da covid que colapsou a Índia chega ao Brasil e preocupa autoridades

Por Leonardo Martins e Douglas Porto

Descoberta

A variante B.1.617, conhecida como "variante da Índia", foi descoberta em outubro de 2020 no país asiático e é mais uma nova "família" de mutação da covid-19. Nela, foram identificadas três variações graves, que já se espalharam por mais de 50 países.

Danish Siddiqui/Reuters

Chegada ao Brasil

Na semana passada, seis tripulantes de um navio que saiu da África do Sul estavam infectados com a variante e desembarcaram no Maranhão. Desde então, o monitoramento dos órgãos públicos pelo país aumentou.

Suamy Beydoun/Estadão Conteúdo

Barreiras sanitárias

Governo de São Paulo se reuniu com Anvisa e Ministério da Saúde para estabelecer protocolos sanitários que evitassem a entrada da variante no país. Mas foi tarde. Um homem de 32 anos, que estava na Índia, teve resultado postivo para covid-19 com a variante da Índia quando já havia desembarcado em São Paulo. De lá, ainda viajou para o Rio.

Anahi Martinho/UOL

De quem é a culpa?

O secretário estadual de Saúde de São Paulo, Jean Gorinchteyn, responsabilizou a Anvisa pelo passageiro que chegou da Índia ao aeroporto de Guarulhos.

Sergio Andrade/Governo do Estado de São Paulo

Anvisa rebate

Já a Anvisa afirmou que o passageiro passou por todos os crivos sanitários necessários para entrar no país e que ele havia feito outro teste no aeroporto e não esperou o resultado para ir viajar.

Okan Celik/Istock

Novos protocolos

Agora, a Anvisa corre atrás da aprovação do governo federal de novas ações para frear a entrada de pessoas infectadas com a variante da Índia no Brasil. A agência quer impedir o desembarque de marinheiros e fazer quarentena de todos os viajantes que desembarcarem no país com passagem pelo país asiático.

Divulgação

É tarde e é pouco. O que precisamos é mais simples e radical. É preciso fazer quarentena de 14 dias para todos os passageiros vindos do exterior ao Brasil com exceção das viagens diplomáticas

Carlos Magno Fortaleza,
médico e pesquisador da covid-19 pela Unesp
Renato Cerqueira/Estadão Conteúdo

É mais letal? Vacinas funcionam?

Não há, até o momento, um estudo que responda se a variante da Índia é ou não mais letal que as outras. Também não há nenhum estudo robusto que comprove se as vacinas disponíveis atualmente contra a covid-19 criam imunidade contra todas as variantes. Como as que estão sendo usadas no Brasil têm tido bom desempenho contra variantes, a expectativa é que elas funcionem contra a versão da Índia.

Roberto Casimiro/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Em quais estados a variante já foi identificada?

Por enquanto, a variante da Índia foi identificada em Minas Gerais, São Paulo e Maranhão. Não há, até agora, transmissão local dessa nova cepa entre brasileiros, segundo autoridades.

Reprodução/Getty Images

Como se proteger da variante?

Basta seguir as mesmas recomendações que médicos e cientistas orientam todos os dias: máscara, distanciamento social, circulação de ar nos ambientes e álcool em gel.

iStock
Publicado em 29 de Maio de 2021.
Edição: Clarice Cardoso e Lúcia Valentim Rodrigues