Um novo futuro

População do Brasil pode diminuir em quase 50 milhões

Brasil hoje

A população do Brasil, hoje, é de 211,8 milhões de pessoas, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Mas estudos indicam que esses números devem mudar em breve… e para menos.
Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Brasil amanhã

Um novo estudo da escola de medicina da Universidade de Washington, publicado na revista científica britânica “The Lancet”, diz que até o fim deste século a população do Brasil deve encolher em quase 50 milhões de pessoas.
Ellan Lustosa/Estadão Conteúdo

Queda após o pico

Segundo os autores, a população brasileira saltaria dos atuais 211,8 milhões para um pico de 235,49 milhões em 2043, quando entraria em queda acentuada, até chegar a 164,75 milhões de brasileiros em 2100.
Getty Images

Vivendo mais

Ao mesmo tempo em que a taxas de natalidade diminuirão nas próximas décadas, os pesquisadores apontam que a estimativa de vida dos brasileiros poderá saltar de em torno de 76 anos para uma média de 82 até o fim do século.
Reprodução

O século 21 assistirá a uma revolução na história de nossa civilização humana. A África e o mundo árabe moldarão nosso futuro, enquanto a Europa e a Ásia recuarão em sua influência.

Richard Horton,
editor-chefe da revista "Lancet"

Não é só aqui

Para os pesquisadores, depois de alcançar um pico de 9,7 bilhões de pessoas, a população global começará a encolher a partir de 2064 até chegar a 8,8 bilhões em 2100 - quase 2 bilhões de pessoas a menos que o previsto em estimativas da ONU.
Getty Images

Os países mais populosos hoje (*dados de 2017)

BBC

Os países mais populosos no fim do século

BBC

Explosão africana

A China cairá de 1° para 3° país mais populoso do mundo. Japão, Itália e Portugal devem ter suas populações reduzidas a menos da metade. A lista dos 10 países com mais habitantes no planeta incluirá 5 africanos - hoje, só a Nigéria faz parte dessa lista.
Getty Images

Novo futuro

Os pesquisadores apontam que, quando o tamanho da população e a distribuição de pessoas por faixa etária mudam, a maneira como as pessoas vivem, o meio ambiente, as políticas públicas e a economia também se transformam.
Raul Arboleda/AFP
Publicado em 17 de julho de 2020.
Edição: Mariana Tramontina