Resgate na praia

Por que baleias e golfinhos encalham?

Incidentes

Todos os anos, cerca de 2.000 mamíferos marinhos morrem encalhadas. E nem sempre as causas são naturais.
Getty Images

Correndo riscos

Os encalhes em massa mais comuns envolvem baleias-pilotos e cachalotes, baleias-bicudas e golfinhos-rotadores. Se encalham, os mamíferos podem secar e passar por um processo de hipertermia, sufocar ou sofrer graves lesões internas devido ao seu enorme peso.
Getty Images

Onde acontece

A maioria dos encalhes em massa é registrada na Austrália Ocidental, Nova Zelândia (com até 300 baleias encalhadas anualmente), na costa leste da América do Norte e na Patagônia chilena. Ocasionalmente, porém, também ocorrem encalhes em massa no Mar do Norte.
Schalk van Zuydam/AP

Migração

Algumas espécies de baleias viajam grandes distâncias todos os anos. No inverno, migram em direção ao sul, dos mares frios do norte para águas mais quentes. E as baleias das águas do sul são atraídas para o norte. Meses depois, elas começam sua jornada para casa.
Luis Robayo / AFP

Erro de navegação

A principal causa de encalhes de baleias é atribuída a um erro de navegação pelos animais. Espécies que vivem em grupos são guiadas por um líder e se este perde a direção ou fica preso em águas rasas, todo o grupo é afetado.
Arquivo

Além dos fatores naturais

O ruído subaquático produzido pelo homem (navios, quebra-gelos, plataformas de petróleo ou dispositivos de sonar militares) pode impactar a orientação e comunicação dos mamíferos marinhos. Eles fogem das fortes ondas sonoras e, desorientados, acabam se perdendo.
Getty Images

O que fazer

Quando uma baleia encalhada é encontrada numa praia, geralmente não há muito tempo para agir. As equipes de socorro podem tentar resfriar os animais encalhados, mantendo-os úmidos. Muita força é necessária para devolvê-los ao mar o mais rapidamente e suavemente possível.
TASMANIA POLICE / AFP
Publicado em 25 de setembro de 2020.
*Com informações da Deutsche Welle

Edição: Mariana Tramontina