POLÍTICA

Quadro de medalhas da família Bolsonaro tem de família a desafetos

Por Murilo Matias

Esposa, filhos, ministros, ex-aliados e até desafetos e investigados pela polícia: é larga a lista de nomes já eleitos pelo clã presidencial para receber distinções oficiais do Estado.

Marcos Correa/Marcos Corrêa/PR

Em meio a cortes no orçamento em diversas áreas, o dinheiro gasto para a produção das medalhas somente em 2019 custou R$ 1,6 milhão aos brasileiros.

Marcos Corrêa/PR

Michelle Bolsonaro

A primeira dama recebeu a medalha Oswaldo Cruz, concedida para figuras com distinção nos campos científico, educacional, cultural. A honraria foi ordem do próprio presidente e marido Jair Bolsonaro (sem partido).
EDU ANDRADE/Ascom/ME/EDU ANDRADE/Ascom/ME

Adriano da Nóbrega

Quando ainda era deputado, o hoje senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) escolheu o miliciano, morto em fevereiro do ano passado, para receber a medalha Tiradentes. Flávio homenageou ao menos 23 policiais e militares declarados culpados ou em julgamento por crimes que vão de homicídio a corrupção.
Reprodução/Polícia Civil

Eduardo Bolsonaro

Por decisão do próprio Bolsonaro, o deputado federal (PSL-SP) foi agraciado com a Ordem do Mérito da Advocacia-Geral da União. A condecoração é alvo de ação na Justiça por ferir o princípio da ética devido ao grau de parentesco envolvido na situação.
Cleia Viana/Câmara dos Deputados

Arthur Lira

O presidente da Câmara dos Deputados foi eleito por Jair para receber a medalha Oswaldo Cruz. Investigado por casos de corrupção, o político pertencente ao PP e é considerado um dos líderes do centrão.
Kleyton Amorim/UOL

Flávio Bolsonaro

O senador do Patriotas pelo Rio de Janeiro ostenta a medalha da Ordem do Mérito Naval, da Marinha. O filho mais velho de Bolsonaro possui também a mais alta condecoração do Itamaraty, a Ordem Nacional de Rio Branco.
Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Joice Hasselmann (PSL-SP)

Quando ainda era aliada do bolsonarismo, a deputada federal (PSL-SP) recebeu a Ordem de Rio Branco junto a outros deputados do bloco em 2019. Atualmente, ela está na oposição e defende o impeachment de Bolsonaro.
ANANDA MIGLIANO/ESTADÃO CONTEÚDO

Ricardo Salles

A medalha da Ordem De Rio Branco também está no peito do ex-ministro do Meio Ambiente. Salles, responsável pela gestão com índices recordes de desmatamento, é investigado por atuação em um esquema ilegal de exportação de madeira.
Gabriela Biló/Estadão Conteúdo

Paulo Guedes

Mesmo com índices recordes de desemprego e alta inflação o ministro da economia também está na lista. "Medalhas são dadas após a guerra, não antes", afirmou diante de um pedido de reajuste dos servidores da saúde em 2020. Neste ano, ele recebeu a medalha Oswaldo Cruz.
Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

Olavo de Carvalho

O escritor, apontado como guru do bolsonarismo, recebeu a mais alta condecoração diplomática do Itamaraty. Morando nos Estados Unidos, Olavo opina constantemente sobre a política brasileira, influenciando a opinião dos conservadores.
Joshua Roberts/Reuters
Publicado em 29 de julho de 2021.
Edição: Clarice Cardoso