Avanço da covid

Quando o sistema de saúde entra em colapso?

Por Lucas Borges Teixeira

À beira do colapso

Com aumento generalizado de casos de covid-19, muitas cidades pelo país entraram em alerta de colapso no sistema de saúde, com superlotação de UTIs. Infelizmente, sem a gestão pública adequada, esta é só uma das formas de o sistema falir.
SANDRO PEREIRA/ESTADÃO CONTEÚDO

Acabam os leitos de UTI

Esta tem sido a principal causa de colapso no Brasil. Mais complexos, leitos de UTI exigem espaço próprio e mais recursos. Muitos locais, como Santa Catarina, não conseguem mais oferecer o serviço.
Tatiana Fortes/Governo do Ceará

Acabam equipamentos essenciais

Um leito de UTI precisa de muitos equipamentos essenciais. A falta de um deles pode colapsar o sistema, como ocorreu em Manaus em maio de 2020, quando acabaram os respiradores mecânicos.
Eduardo Anizelli/Folhapress

Acaba o oxigênio

Este foi o motivo do 2º colapso no Amazonas, neste ano. O estado não tinha mais cilindros de oxigênio para seus internados. Muitos morreram sufocados.
SANDRO PEREIRA/ESTADÃO CONTEÚDO

Equipe de saúde exausta

Com trabalho em excesso, profissionais da saúde ao redor do mundo têm relatado exaustão e estresse extremo. Sem a sustentação deles, o sistema não tem como funcionar.
EDMAR BARROS/ESTADÃO CONTEÚDO

Capacidade de instalação esgotada

Às vezes há equipamentos e leitos, mas não há espaço. Estruturas físicas que possibilitam ampliação de leitos também se esgotam com a superlotação e aí não há onde alocar os pacientes.
Michael Dantas/AFP

Acaba o dinheiro

Por fim, mas não menos importante: o financiamento. Tudo que foi citado exige o investimento de milhões e milhões de reais. Se o estado ou país está falido ou não liberar recursos, nada anda.
Reprodução/Twitter
Edição: Luciane Scarazzati
Fonte ouvida: Sylvana Medeiros, médica sanitarista e ex-secretária de Saúde de Maceió
UOL
Publicado em 26 de fevereiro de 2021.