Quem são os possíveis candidatos a prefeito de São Paulo (SP) nas Eleições 2024?

Por Lucas Almeida

O deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) e o prefeito Ricardo Nunes (MDB) estão tecnicamente empatados na disputa pela Prefeitura de São Paulo.

Zeca Ribeiro - 29.nov.2023/Câmara dos Deputados

Além dos dois, mais cinco possíveis candidatos trabalham na pré-campanha, que deve ser oficializada na Justiça Eleitoral até o dia 15 de agosto. Veja quais são a seguir:

Gabriel Silva/Ato Press/Estadão Conteúdo

Abraham Weintraub (PMB)

Ganhou destaque ao integrar a equipe de transição do ex-presidente Jair Bolsonaro. Após a posse, ele foi nomeado secretário-executivo da Casa Civil, assumindo, posteriormente, o Ministério da Educação, cargo que ocupou até junho de 2020.
Walterson Rosa/Ministério da Educação

Altino Prazeres (PSTU)

Metroviário e formado em Matemática pela USP, Altino trabalha no metrô há 25 anos, e já foi presidente do Sindicato dos Metroviários. Em 2022, concorreu ao cargo de governador, fechando o primeiro turno com 0,05% dos votos.
Divulgação

Guilherme Boulos (PSOL)

O professor concorreu à presidência em 2018, à prefeitura em 2020 - quando chegou ao segundo turno contra Bruno Covas (PSDB) - e ao Congresso Nacional em 2022, quando foi eleito o deputado federal mais votado pelo estado, com cerca de um milhão de votos.
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Kim Kataguiri (União Brasil)

O deputado federal de 28 anos ganhou destaque na internet ainda adolescente, gravando vídeos sobre política e economia. Em 2014, ele co-fundou o MBL, organização que liderou manifestações pelo impeachment da então presidente Dilma Rousseff (PT).
Vinicius Loures - 27.mar.2024/Câmara dos Deputados

Marina Helena (Novo)

Economista com mestrado pela UnB, em 2022, ela concorreu ao Congresso e recebeu pouco mais de 50 mil votos. Marina também participou do governo Bolsonaro, como diretora de Desestatização do Ministério da Economia.
Divulgação

Pablo Marçal (PRTB)

Formado em Direito, ele é conhecido por atuar como "coach" e vender cursos de desenvolvimento pessoal na internet. Na política, Marçal tentou concorrer à presidência pelo PROS em 2022, mas a legenda desistiu da candidatura e o TSE barrou o registro no pleito.
Divulgação

Ricardo Nunes (MDB)

Atual prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, 56, deve tentar a reeleição em 2024. O emedebista chegou à prefeitura como vice na chapa de Bruno Covas (PSDB) nas eleições de 2020. Nunes também já foi vereador.
Marlene Bergamo/Folhapress

Ricardo Senese (UP)

Metroviário há 13 anos, Ricardo é dirigente da Fenametro e membro da coordenação nacional do MLC. O pré-candidato ganhou projeção nacional em dezembro do ano passado, quando foi preso por protestar contra a privatização da Sabesp.
Reprodução/Redes sociais

Tabata Amaral (PSB)

É graduada em Ciências Políticas pela Universidade de Harvard. Ativista na área da educação, ela é co-fundadora do Movimento Mapa Educação, com o objetivo de melhorar o ensino no país. Atualmente, Tabata é deputada federal.
Billy Boss/Câmara dos Deputados
Publicado em 06 de Maio de 2024.