Reforma política

O que é o distritão e o que pode mudar no Congresso?

Por Leticia Lazaro

O chamado distritão é um modelo eleitoral que prevê que a eleição de deputados estaduais e federais com o maior número de votos absolutos, diferente do que acontece atualmente. Dessa forma, não seriam levados em conta votos para partidos e coligações.
Marlon Costa/Folhapress
Hoje, os deputados são eleitos em um modelo proporcional. Na prática, são somados todos os votos válidos nos candidatos e nos partidos ou coligações. O total é dividido pelo número de vagas em disputa. Os mais votados para as vagas são eleitos.
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
A proposta é alvo de críticas dentro da política brasileira. Um deles é o ministro do TSE, Luis Roberto Barroso. Semana passada, Barroso disse que “o distritão só tem desvantagens”.
Nelson Jr/STF
Segundo críticos do modelo, ele beneficiaria candidatos já conhecidos e com influência política estabelecida, atrapalhando a renovação e o surgimento de novos nomes no Congresso.
Getty Images
O distritão é uma das mudanças propostas pela deputada Renata Abreu (Pode-SP), relatora da reforma política da Câmara. O projeto foi aprovado na última terça por comissão especial da Casa.
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Para que o modelo do distritão seja implementado já nas eleições de 2022, o projeto precisa virar lei até outubro deste ano.
Getty Images
Publicado em 11 de agosto de 2021.
Edição: Clarice Cardoso