Eleições nos EUA

Relembre os principais momentos da disputa entre Trump e Biden

Por Carolina Marins

Caminho tortuoso

Hoje acontece a posse do novo presidente dos EUA, mas a chegada até este dia não foi simples. Numa das eleições mais atípicas da história, houve debates acalorados, demora no resultado, acusações de fraude e até a invasão do Capitólio.
Allison Shelley/Reuters

Pontapé inicial

Tudo começou com as primárias. Trump já era o candidato do Partido Republicano. Do lado democrata, havia um mistério. Bernie Sanders, Elizabeth Warren e Pete Buttigieg ganharam destaque. Joe Biden surpreendeu ao levar a melhor na chamada Super Terça, quando acontecem prévias em vários estados.
Reuters

Biden cresce nas pesquisas

No início do ano, a reeleição de Trump era dada como muito provável, já que a economia havia melhorado. Além disso, Biden não entusiasmava o eleitorado democrata. A pandemia da covid-19 mudou esse cenário, diminuindo a popularidade de Trump. Protestos raciais também influenciaram os eleitores.
Eduardo Munoz Alvarez/Getty Images

Problemas no 1º debate

Com Trump e Biden, os debates presidenciais foram acalorados. No primeiro evento, Trump chegou a discutir com o mediador e constantemente interrompeu seu adversário. Depois disso, as emissoras de TV passaram a tirar o som do microfone dos candidatos.
WIN MCNAMEE/GETTY IMAGES NORTH AMERICA/Getty Images via AFP

Eleições durante a pandemia

A eleição popular ocorreu no dia 3 de novembro, mas, devido à pandemia, os votos foram antecipados e feitos por correio. Como o cenário favoreceu Biden, Trump investiu num discurso de votos falsificados e resultados fraudados.
Getty Images/iStockphoto

'Parem a contagem'

Por causa dos votos antecipados e por correio, a apuração demorou mais do que o esperado. Estados como Arizona e Pensilvânia ficaram com a contagem paralisada por dias. Quando isso foi retomado, foi apontada a virada que daria a vitória a Biden.

A partir daí, Trump passou a dizer que os votos de Biden eram "ilegais" e chegou a exigir que parassem a contagem dos votos. O resultado saiu apenas no dia 7 de novembro.

Jeff Swensen/Getty Images

Recontagem de votos

Michigan, Wisconsin e Geórgia precisaram passar por recontagem de votos devido ao resultado apertado. Esse último estado fez três contagens, uma delas manual. Todas confirmaram Biden como vencedor. Mais tarde, Trump pressionou o secretário de Estado local a "achar votos" para ele.
Megan Varner/Getty Images/AFP

Ações judiciais e pressão

Trump se recusou a reconhecer a vitória de Biden e recorreu ao Judiciário para reverter o resultado. Foram mais de 60 processos, nenhum deles conseguindo alterar o cenário. Com isso, ele passou a pressionar seu vice, Mike Pence, para não oficializar Biden no Congresso, em 6 de janeiro.
Erin Schaff/Pool via REUTERS

Invasão ao Capitólio

A última consequência dos atos de Trump foi a invasão ao Capitólio feita por seus apoiadores. Depois de serem incitados pelo presidente, invadiram o edifício no momento da oficialização de Biden. Cinco pessoas morreram e todos os parlamentares tiveram de sair do prédio.
SAUL LOEB/AFP

Trump deixa a Casa Branca

Trump finalmente reconheceu a derrota (mas não sem mencionar a palavra fraude novamente). Ele deixou a Casa Branca ontem, com uma segunda ameaça de impeachment pairando sobre sua cabeça.
Reuters
Publicado em 20 de janeiro de 2021.