UOL Explica

Tudo sobre a origem e a transmissão do novo coronavírus

Por Aliny Gama

Artigo publicado na revista Science reúne um conjunto de evidências científicas apontando que o SARS-CoV-2, causador da covid-19, teve origem natural e transmissão vinda de animais, em Wuhan, na China.
NIAID
O estudo mostra que o novo coronavírus não foi criado em laboratório, como chegou a ser especulado. Foi transmitido de animais para humanos e, depois, de forma comunitária entre humanos. O artigo é do virologista norte-americano Michael Worobey, professor da Universidade do Arizona (EUA).
iStock
Worobey foi até a China para estudar a origem e transmissão do vírus. Ele fez uma cronologia até chegar ao paciente zero infectado e ao grupo acometido pelo chamado "surto de Pneumonia Viral de Etiologia Desconhecida", em Wuhan.
Xinhua/Xiao Yijiu

Evidência científica

Dos 40 casos, a Comissão Municipal de Saúde de Wuhan apontou que 27 estavam ligados ao mercado de Huanan, em Wuhan. Ao mesmo tempo, o SARS-Cov-2 foi encontrado em cães-guaxinim (Nyctereutes procyonoides) durante o surto. Estes animais foram comercializados em mercados de animais vivos antes de a pandemia se instalar no mundo.
iStock

1ª infectada

O estudo aponta uma trabalhadora do mercado de Huanan como a primeira pessoa oficialmente a ter se infectado pelo novo coronavírus. Ela teve grau moderado de covid-19 e se recuperou.
iStock

Espécies diferentes, mesmo vírus

Todas as pessoas que adoeceram entre o fim de outubro e o fim de dezembro de 2019 tiveram o sequenciamento genético do vírus estudado. Amostras de animais infectados foram comparadas. Resultado: eram idênticas ao SARS-CoV-2.
iStock

O epitélio respiratório dos cães-guaximim é semelhante ao do ser humano. Este resultado coloca um ponto final na teoria de que o vírus foi criado em laboratório."

Dr. Alexandre Naime Barbosa, médico infectologista
iStock
Pesquisadores chegaram a ser convocados a avaliar a hipótese de um vazamento de beta coronavírus de um laboratório da China, ocasionado por falha técnica de segurança. Mas os dados do estudo de Worobey convenceram a comunidade científica de que tudo aconteceu de forma natural.
Divulgação
O primeiro caso oficial de transmissão comunitária foi em um homem de 41 anos, que é contador e vive 30 km ao sul do mercado de Huanan. Ele não tinha nenhuma ligação com o local. Foi internado no dia 22 de dezembro de 2019.
iStock
O infectologista Alexandre Naime explica que o SARS-CoV-2 age semelhante aos vírus das gripes aviária e influenza (anteriormente chamada de suína).
STR/AFP

Gato contaminado no Brasil

Outros animais se infectaram com o novo coronavírus, como um leopardo-das-neves do zoológico de San Diego (EUA) e até um gato no Brasil.
Ben Kerckx por Pixabay

Conclusão do estudo

O artigo atribui a pandemia à alta taxa de transmissibilidade e à alta propagação assintomática do SARS-CoV-2, perdendo a ligação direta com o local de origem ao fazer o vírus percorrer o planeta. Não se deve esperar que os primeiros casos conhecidos sejam, necessariamente, os primeiros infectados ou vinculados ao mercado de Huanan, diz a pesquisa.
iStock
Existem hoje cinco variantes de preocupação (as VOCs) identificadas no mundo, segundo classificação da OMS (Organização Mundial de Saúde). As variantes são mutações do SARS-CoV-2 que se perpetuam no processo evolutivo e, em regra, tornam o novo coronavírus mais transmissível.
krisda Bisalyaputra/iStock

São elas

  • Alpha
  • Beta
  • Gamma
  • Delta
  • Ômicron
Publicado em 26 de novembro de 2021.
Edição: Clarice Sá