Inadimplência

Serasa? SPC? Como funcionam as listas de devedores

Nome na lista

Quem nunca esqueceu de pagar uma conta ou, com a grana curta, deixou um boleto para depois? É nessas horas que a empresa para qual se deve pode incluir o CPF devedor em uma lista de inadimplentes, como a do Serasa ou SPC, que são utilizadas por bancos, empresas e lojas.
Shutterstock

O que é Serasa

Ao contrário do que muita gente pensa, o Serasa não é um órgão governamental. Ela é uma empresa privada que fornece dados para consulta e soluções de crédito. Eles são coletados a partir de informações de instituições financeiras e são usadas pelas empresas para analisar o risco de crédito.
AdShooter/Getty Images

Para o consumidor

Já o consumidor final pode consultar o score, que fornece uma pontuação de acordo com o perfil. Ele indica se o nome está limpo, se o CPF está regular na Receita Federal e mostra o número de pendências, como protestos, dívidas negativadas, ações judiciais, cheques sem fundos e outros.
EA

O que é SPC

O SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) também é um órgão privado que registra as informações pessoais, como nome e CPF, de pessoas que possuem dívidas atrasadas. Foi criada e financiada pelas associações comerciais, especificamente, pelas Câmaras de Dirigentes Lojistas (CDL).
Adobe Stock

Avaliação de clientes

O SPC reúne dados dos próprios lojistas e comerciários vinculados à organização, que cedem seus respectivos registros de pagamento. O objetivo é fornecer instrumentos para que as empresas avaliem o potencial dos clientes, comparando hábitos e o histórico das pessoas com a política de crédito estabelecida pela empresa.
Getty Images/iStockphoto

Qual a função

De modo geral, tanto SPC quanto Serasa disponibilizam dados sobre o comportamento financeiros dos brasileiros, que são usadas para entender se há risco em disponibilizar o crédito, baseado nos hábitos de pagamentos, quantidade de dívidas, entre outros.
Getty Images

Inadimplentes

O indivíduo ou empresa que tem o nome incluído no SPC ou Serasa costuma ser notificado por meio de uma correspondência emitida pelos órgãos. Essa notificação contém a empresa que lançou o nome, a origem do débito e seu valor.
Getty Images/iStockphoto

O que acontece

O principal efeito de ficar com o nome sujo é aumentar a dificuldade em ter crédito aprovado, como crediário em lojas ou um cartão de crédito. Há possibilidade ainda de bancos cancelarem o cheque especial e suspender talão de cheques.
iStock

O que fazer

Se o CPF entrou na lista de inadimplentes, o caminho é procurar o credor e negociar a dívida. Após 5 anos, o nome sai do cadastro do Serasa, o débito não some. O credor ainda ficará com o valor pendente de pagamento.
Getty Images
Publicado em 10 de novembro de 2020.
Edição: Mariana Tramontina