Tourist Guy

Como o 11/09 produziu a primeira grande fake news da internet

Por Murilo Matias

Em 2011, um fenômeno viralizou na internet pouco após os ataques de 11 de Setembro: entre destroços das torres do World Trade Center, teria sido encontrada uma câmera com a foto de um jovem instantes antes da colisão dos aviões
France Presse: AFP/France Presse- AFP
Para quem acha que as fake news são um fenômeno recente, a história de uma foto montada mostra que as mentiras circulam com grande difusão nas redes e meios virtuais há um bom tempo.
CAIO ROCHA/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Atentado

A situação ocorrida vinte anos atrás envolve nada menos do que um dos ataques terroristas mais grave da história. A queda das torres do World Trade Center em Nova York na manhã de 11 de setembro de 2001 deixou aproximadamente 3 mil vítimas.
France Presse: AFP/France Presse- AFP

Memória coletiva

A cena que abalou o mundo, a dos aviões atingindo as torres, ficaria registrada na memória coletiva como sinônimo de tragédia. Mas não faltaram adulterações e quem achasse razão para piadas de mau gosto, como o tal "turista acidental".
Divulgação/ BBC

Fotomontagem

Uma foto cuja imagem apontava a data de 11 de setembro, às 8h45, mostrava um homem no topo de uma das torres do World Trade Center com um avião da Boeing da American Airlines a poucos metro do prédio, na iminência do choque.
Reprodução

Hoax

Apesar da evidente inconsistência da imagem, jornalistas de vários países passaram a repercuti-la e a buscar seu autor, que disse tratar-se de uma brincadeira entre amigos. Hoax -- farsa em português -- era o termo utilizado para essa situação naquela época.
France Presse: AFP/France Presse- AFP

O fotografado

Por algum tempo, acreditou-se que o morador de Campinas (SP) Roberto Penteado era o fotografado. Pela fama repentina, o brasileiro chegou a ser chamado para um comercial de carro, posteriormente cancelado. "Me empolguei com o personagem", disse à época.
Reprodução

Turista da morte

Essa era mais uma informação falsa. A foto, como esta, foi feita em 1997. Quem aparece na imagem é o húngaro Péter Guzli, ou o "turista da morte", outro dos nomes que ganhou na internet.
Reprodução

Virou meme

A difusão da foto provocou uma série de reinterpretações e chistes envolvendo o turista em novos cenários. Montagens em fundos clássicos com Guzli ladeado pelo Godzilla, King Kong e por dinossauros foram alguns dos memes produzidos.
Reprodução
Publicado em 11 de setembro de 2021.
Edição: Clarice Cardoso