Um vídeo raríssimo mostra o momento em que dois tatus-canastras acasalam ao ar livre na beira de uma estrada em plena luz do dia.
A cena rara mostra a cópula dos tatus-canastras e tem elevada importância para a ciência, segundo o projeto Tatu-Canastra, que executa desde 2010 estudos dedicados à espécie.
O vídeo corrobora hipóteses de pesquisadores sobre a espécie, como o fato de o tatu-canastra ter um dos maiores pênis em relação ao tamanho do corpo de outros mamíferos terrestres.
Um adulto tem em média 30 cm, o que é essencial para "alcançar a fêmea". As informações foram publicadas nas redes sociais pelos idealizadores do projeto Tatu-Canastra.
A gravação também reforça a teoria de que as pernas do tatu macho são maiores que as das fêmeas devido a uma "adaptação para ajudar o macho a alcançar a fêmea no momento da cópula".
O instituto também destacou que esse vídeo é raro porque os tatus são animais de hábitos "discretos" e predominantemente "noturnos".
O tatu-canastra é a maior de todas as espécies de tatus existentes.
Seu tamanho pode chegar em média a um metro e meio de comprimento (do focinho à cauda) e pode pesar cerca de 50 kg.
Essa espécie pode viver mais de 20 anos. Atualmente os tatus-canastras estão na lista de animais ameaçados de extinção, na categoria 'vulnerável".
O projeto Tatu-Canastra pediu ao responsável pelas imagens que se identifique para que eles possam ter mais informações sobre o local e a circunstância em que o registro foi feito.
Projeto Tatu-Canastra/divulgação