Lula

"Visão sua", "ir e vir macabro": frases do julgamento sobre o ex-presidente no STF

Por Ana Caratchuk

O STF começou a debater, hoje, os recursos da PGR (Procuradoria-Geral da República) e da defesa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre a decisão do ministro Edson Fachin que anulou todas as ações e condenações da 13ª Vara Federal de Curitiba contra o ex-presidente.
Carlos Alves Moura/SCO/STF
Após um longo debate na sessão de hoje, a maioria dos ministros decidiu manter no plenário o julgamento sobre a decisão de Fachin. Amanhã, eles devem passar a entrar de fato na análise sobre o ponto principal: o recurso da PGR contra a decisão favorável a Lula.
Nelson Jr./SCO/STF
Durante o julgamento, uma discussão técnica acabou virando bate-boca entre os ministros. Tudo isso porque foi levantado um questionamento sobre se o julgamento só acontecia no Supremo porque o investigado era o ex-presidente Lula.
Marcelo D. Sants/Framephoto/Estadão Conteúdo

Na minha compreensão, é regular a afetação [isto é, o envio] ao plenário deste STF

Edson Fachin,
Ministro do STF
ADRIANO MACHADO

Queria veicular minha estranheza que, dos milhares de habeas corpus que a 1ª e a 2ª Turma julga durante o ano todo, por que é que o caso do ex-presidente [Lula] é submetido ao plenário da Suprema Corte?

Ricardo Lewandowski,
Ministro do STF
Nelson Jr./SCO/STF

Quem combate a corrupção é a Polícia Federal e o Ministério Público, não o Judiciário. O Judiciário é o guarda da Constituição. Agora, por que está sendo trazido ao plenário? Sejamos claros. Porque envolve o ex-presidente da República.

Ricardo Lewandowski,
Ministro do STF
Fátima Meira/Estadão Conteúdo

Isso é uma visão sua

Luiz Fux,
Presidente do STF, em resposta a Lewandowski
Nelson Jr./SCO/STF

O ex-presidente tem prerrogativa de só ser julgado pelo plenário?

Marco Aurélio Mello,
Ministro do STF, ironizando o questionamento sobre Lula
Carlos Moura/SCO/STF

Não quero emitir juízo a mais neste andar trôpego deste habeas corpus. (...) É um ir e vir realmente macabro. Quero fazer esse registro em nome da lealdade histórica.

Gilmar Mendes,
Ministro do STF
Fellipe Sampaio /SCO/STF

Desde que me tornei juiz, abdiquei na minha vida de quaisquer preferências políticas (...) Só eu afetei [isto é, enviei] dois casos ao plenário esta semana.

Luís Roberto Barroso,
Ministro do STF, ao votar pela manutenção do julgamento no plenário
Nelson Jr./SCO/STF
Publicado em 14 de abril de 2021.
Edição: Clarice Cardoso.