Ao VivoProtestos em Washington marcam posse de Trump; siga últimas notícias

Encerramento

O UOL Notícias encerra sua cobertura minuto a minuto da posse de Donald Trump como presidente dos EUA. Clique em "Leia Mais" ao lado para acessar a home do UOL e ver os principais destaques do noticiário no momento:  Leia Mais

Trump redecora o Salão Oval

Além de suas primeiras ordens executivas e de empossar secretários, o novo presidente dos EUA, Donald Trump, já tomou outra medida imediata: redecorar o Salão Oval, o local de trabalho do presidente dentro da Casa Branca. Segundo a CNN, o cômodo agora tem sofás e cortinas na cor dourada, além de um novo tapete bege. A nova decoração pode ser vista em uma das últimas fotos de Barack Obama na Casa Branca, publicada hoje no Instagram por Pete Souza, o fotógrafo oficial do governo Obama.

Trump redecora o Salão Oval - Pete Souza/Divulgação/Instagram

Trump assina ordem executiva para 'aliviar peso' do Obamacare

Horas após tomar posse, o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou ordem executiva para "aliviar o peso" do Obamacare --o apelido dado ao programa de seguro-saúde que foi uma das principais marcas do governo de Barack Obama. No entanto, até o momento, o governo Trump não detalhou a medida. Outra ordem assinada pelo novo presidente estabelece que os departamentos de governo devem "congelar" novas regulações --ou seja, não publicar novas regulações até segunda ordem.  

Trump assina ordem executiva para 'aliviar peso' do Obamacare - Twitter/Reprodução

Polícia prende 217 pessoas em protestos durante posse de Trump

A polícia de Washington informou esta noite que 217 pessoas foram presas durante as festividades da posse de Donald Trump como presidente dos EUA. Segundo o chefe de polícia da cidade, Peter Newsham, a maior parte dos protestos foi pacífica, mas um grupo de entre 400 e 500 pessoas tentou se dirigir ao local da posse de Trump, o National Mall, com pés-de-cabra e martelos. De acordo com a polícia, seis membros da corporação ficaram feridos. Carros e vitrines foram depredados. A polícia usou spray de pimenta e gás lacrimogêneo para dispersar os manifestantes.  Leia Mais

Polícia prende 217 pessoas em protestos durante posse de Trump - John Minchillo/AP

Senado aprova James Kelly para a Segurança Nacional

O Senado dos EUA aprovou a nomeação do general James Kelly para chefiar o Departamento de Segurança Nacional. Kelly foi escolhido pelo recém-empossado presidente Donald Trump para o cargo e precisava do aval dos senadores, que recebeu por 88 votos a 11. Um senador se absteve.

Trump acompanha desfile inaugural do mandato

Já na Casa Branca, o presidente dos EUA, Donald Trump, e sua família, acompanham o desfile inaugural de seu mandato. Na parada, delegações de todas as partes do país homenageiam o presidente recém-empossado. Em geral, desfilam regimentos e bandas militares, além de grupos da sociedade civil.

Trump acompanha desfile inaugural do mandato - Pablo Martinez Monsivais/AP

Líder palestino parabeniza Trump e espera "trabalhar com ele pela paz"

O presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, parabenizou nesta sexta-feira o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e expressou a intenção de trabalhar com o republicano pela paz, informou a agência "Wafa". Abbas alertou o novo presidente dos EUA que a proposta de transferir a embaixada americana em Israel de Tel Aviv para Jerusalém representaria cruzar uma "linha vermelha" que os palestinos não aceitarão. Leia Mais

Líder palestino parabeniza Trump e espera "trabalhar com ele pela paz" - Abbas Momani/AFP

Senado aprova Mattis para liderar Pentágono

O Senado dos Estados Unidos confirmou nesta sexta-feira o primeiro integrante do gabinete do presidente Donald Trump, votando esmagadoramente para aprovar o general reformado da Marinha James Mattis como secretário de Defesa. A informação é da agência Reuters. Para ser nomeado, Mattis dependeu de uma autorização especial tanto do Congresso, como de Trump, para assumir o cargo. Isso porque a lei americana determina que um militar só pode chefiar a Defesa pelo menos sete anos depois de deixar a ativa, e Mattis só fez isso há três anos. Leia Mais

Senado aprova Mattis para liderar Pentágono - Jonathan Ernst /Reuters

Limusine é incendiada durante protesto em Washington

Uma limusine foi incendiada durante os protestos que acontecem em Washington em paralelo às festividades da posse de Donald Trump como presidente dos EUA. Segundo a emissora de TV ABC, outro carro também teria sido queimado na manifestação. Quase 100 pessoas foram presas pela polícia durante os atos, que usa spray de pimenta e bombas de gás lacrimogênio para tentar dispersar manifestantes. 

Limusine é incendiada durante protesto em Washington - Bryan Woolston/Reuters

Trump chega à Casa Branca

Acompanhado da primeira-dama, Melania, Donald Trump acaba de chegar à Casa Branca --agora, pela primeira vez como presidente dos EUA. Ele é seguido pelo vice, Mike Pence, e a mulher, Karen.

Fotógrafo oficial do governo Obama publica fotos da despedida do ex-presidente

O fotógrafo Pete Souza inaugurou esta sexta sua conta no Instagram com quatro fotos do último dia de Barack Obama -- de quem foi o fotógrafo oficial -- como presidente dos EUA. As imagens mostram Obama observando a Casa Branca após deixar o cargo e seus últimos momentos no Salão Oval. A conta de Souza no Instagram é @petesouza.

Fotógrafo oficial do governo Obama publica fotos da despedida do ex-presidente - Instagram/@petesouza

Trump e Melania fazem trecho da parada presidencial a pé

Após percorrerem boa parte do trecho entre o Capitólio e a Casa Branca de carro, o presidente americano, Donald Trump, e a primeira-dama, Melania Trump, desceram da limusine e fizeram um pequeno trecho da parada presidencial a pé. Apesar de aplaudidos pelo público, pouco depois retornaram ao veículo.

Trump e Melania fazem trecho da parada presidencial a pé - Jonathan Ernst /Reuters

SP tem protesto contra Trump; veja manifestações ao redor do mundo

São Paulo foi uma das cidades fora dos EUA que foram palco de protestos contra o presidente dos EUA, Donald Trump, empossado hoje em Washington. A capital americana teve manifestações anti-Trump com casos de vandalismo, e quase 100 pessoas foram presas pela polícia. Cidades como Londres, Madri e Cidade do México, entre outras capitais, também tiveram atos contra o novo presidente americano. Clique em "Leia Mais" ao lado para ver mais fotos: Leia Mais

SP tem protesto contra Trump; veja manifestações ao redor do mundo - Cris Faga/Fox Press Photo/Estadão Conteúdo

Ativistas distribuem maconha de graça em protesto contra Trump em Washington

Centenas de pessoas se reuniram nesta sexta-feira nas imediações da praça Dupont, em Washington, em uma manifestação em defesa da legalização da maconha em paralelo à posse do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, na qual milhares de cigarros de maconha foram distribuídos gratuitamente. A convocação, organizada pelo grupo DCMJ, que impulsiona a legalização da maconha na capital americana, procura alertar contra um hipotético retrocesso no processo de liberalização de seu consumo nos EUA. Leia Mais

Ativistas distribuem maconha de graça em protesto contra Trump em Washington - Theo Wargo/Getty Images/AFP

Começa a parada presidencial de Trump rumo à Casa Branca

Por volta das 15h30 de Washington (18h30 de Brasília), teve início a parada presidencial da posse de Donald Trump. O novo presidente americano deixará o Capitólio e seguirá acompanhado do vice Mike Pence até a Casa Branca. Eles seguem de carro até a residência oficial cercados por um forte aparato de segurança.

Começa a parada presidencial de Trump rumo à Casa Branca - Reprodução/Washington Post

Trump se diz honrado com presença de Hillary e Bill Clinton na posse

O novo presidente dos EUA, Donald Trump, fez um agradecimento público a Hillary Clinton, sua adversária nas urnas, durante um almoço com autoridades após sua posse em Washington. Hillary e seu marido, o ex-presidente Bill Clinton, foram convidados e estão presentes às festividades da posse de Trump. "Eu fiquei muito honrado quando soube que Bill Clinton e a secretária Hillary Clinton viriam hoje. Acho que é muito importante", disse Trump em curto discurso no almoço. O novo presidente pediu ao casal que se levantasse, e os presentes os aplaudiram. "Tenho muito respeito pelos dois", afirmou Trump.

Trump se diz honrado com presença de Hillary e Bill Clinton na posse - Paul J. Richards/AFP

Dois policiais ficam feridos em protesto, diz polícia de Washington

Ao menos dois policiais ficaram feridos durante os protestos, em Washington, após a posse de Donald Trump como presidente dos EUA. A informação é da própria polícia de Washington. Ao menos 90 pessoas foram presas nas manifestações. Não há informações sobre manifestantes feridos, mas fotógrafos registraram o efeito do spray de pimenta e do gás lacrimogênio usado pela polícia para tentar dispersar o ato. No momento, Trump almoça com autoridades no Capitólio. Depois, seguirá em desfile presidencial até a Casa Branca. Os protestos ocorrem nos arredores da rota da parada do novo presidente.

Dois policiais ficam feridos em protesto, diz polícia de Washington - Adrees Latif/Reuters

Protestos são 'pequeno distúrbio', diz chefe da polícia de Washington

O chefe interino da polícia de Washington, Peter Newsham, disse à CNN que "talvez duas centenas" de manifestantes agiram de forma violenta durante os protestos que estão acontecendo na capital americana após a posse de Donald Trump como presidente dos EUA. "É um pequeno distúrbio em uma pequena parte da cidade", minimizou Newsham. Segundo o chefe de polícia, houve mais de 90 prisões até as 14h30 locais (17h30 de Brasília). Os protestos estão ocorrendo nos arredores de onde Trump passará, em uma parada presidencial, rumo à Casa Branca. No momento, o novo presidente almoça no Capitólio. Leia Mais

Protestos são 'pequeno distúrbio', diz chefe da polícia de Washington - Mark Tenally/AP

'Obrigado por estar aqui', diz Trump a Hillary

Durante o almoço realizado após a posse de Donald Trump, o novo presidente dos EUA foi até a mesa de Hillary Clinton --sua adversária nas eleições-- e disse: "Obrigado por estar aqui". A informação é do jornal "Washington Post". Ela foi convidada junto com seu marido, o ex-presidente Bill Clinton, para a cerimônia de posse. Hillary foi secretária de Estado no governo de Barack Obama e sua candidata à sucessão.

'Obrigado por estar aqui', diz Trump a Hillary - Manuel Balce Ceneta/AP

Obama deixa presidência e Trump toma posse; veja imagens

Esta sexta (20), Barack Obama passou a presidência dos EUA para as mãos de Donald Trump. Clique em "Leia Mais" ao lado e veja as principais imagens da cerimônia de posse de Trump. Leia Mais

Obama deixa presidência e Trump toma posse; veja imagens - Rob Carr/Reuters

Veja íntegra do primeiro discurso de Trump após tomar posse

Polícia prende 90 após manifestações anti-Trump em Washington

Segundo o "Washington Post" e a CNN, ao menos 90 manifestantes foram presos em Washington durante protestos ocorridos em paralelo à posse de Donald Trump como presidente dos EUA. Mais cedo, manifestantes tentaram impedir o acesso do público à área reservada para a cerimônia, e a polícia respondeu usando spray de pimenta e bombas de efeito moral. Manifestantes também atiraram cones e latas de lixo contra a polícia. Segundo as forças de segurança, os manifestantes detidos praticaram atos de vandalismo contra estabelecimentos comerciais. Leia Mais

Polícia prende 90 após manifestações anti-Trump em Washington - Lenin Nolly/Notimex/Xinhua

Trump usa foto de posse de Obama no Twitter, diz site

Já depois de Donald Trump ter sido empossado como presidente dos EUA, a conta oficial da Presidência dos EUA no Twitter (@POTUS) exibia uma foto que, segundo o site "Mashable", é na verdade da posse do primeiro mandato de Barack Obama, em 2009. A foto acabou sendo trocada por uma imagem da bandeira dos EUA. Todos os tweets publicados na conta @POTUS durante a gestão de Obama foram apagados.

Trump usa foto de posse de Obama no Twitter, diz site - Reprodução/Twitter

Imagens comparam público presente às posses de Obama e Trump

Uma imagem divulgada pela PBS, a TV pública americana, mostram uma comparação da lotação do National Mall, em Washington, nas posses de Barack Obama em 2009 e Donald Trump em 2017. A imagem da esquerda, da agência Reuters, é da posse de Obama. A da direita foi  registrada hoje pelo "pool" de emissoras que transmitiu a posse de Trump. Segundo a PBS, os organizadores da posse de Trump esperavam 800 mil pessoas no National Mall. A posse de Obama teve público estimado em 1,8 milhão de pessoas.

Imagens comparam público presente às posses de Obama e Trump - Reuters/Pool

EUA provaram o "poder da esperança", diz Obama após deixar a Casa Branca

O ex-presidente dos EUA Barack Obama disse nesta sexta-feira (20) que, durante a última década, os americanos "provaram o poder da esperança" com o trabalho para fazer mudanças no país. Em dircurso na base aérea Andrews, nos arredores de Washington, Obama se despediu mais uma vez, dizendo que não foi o "otimismo cego" que mudou o país. Leia Mais

EUA provaram o "poder da esperança", diz Obama após deixar a Casa Branca - Evan Vucci/AP

Trump cria "dia nacional do patriotismo"

Uma das primeiras medidas de Donald Trump como presidente do EUA foi a criação de um "dia nacional do patriotismo", informou seu secretário de imprensa, Sean Spencer. Além disso, Trump fez nomeações para o Senado e assinou uma autorização para a posse do general da reserva James Mattis como secretário de Defesa. Segundo o site "Politico", a lei americana prevê que militares fora da ativa não podem comandar a Defesa antes de passarem ao menos sete anos na reserva. Uma exceção só pode ser dada mediante autorização do Congresso, o que foi feito este mês, poucos dias antes da posse de Trump. Leia Mais

Trump cria "dia nacional do patriotismo" - Reprodução

Papa envia mensagem a Trump e pede defesa da 'dignidade'

Poucos minutos após a posse do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, o papa Francisco enviou uma mensagem ao republicano pedindo empenho em defesa da "dignidade humana e da liberdade no mundo". No texto, o líder da Igreja Católica ainda pede que a "estatura da América" seja medida sobretudo pela "preocupação com os pobres, marginalizados e necessitados. Leia Mais

Papa envia mensagem a Trump e pede defesa da 'dignidade' - Andrew Medichini/AP

Trump já promete sistema antimísseis contra Irã e Coreia do Norte, diz agência

Minutos após tomar posse, o novo presidente dos EUA, Donald Trump, já prometeu o desenvolvimento de um sistema antimísseis "de última geração" com o objetivo de proteger o país contra o Irã e a Coreia do Norte. A informação é da agência Reuters, que cita a Casa Branca como fonte.

Em recado ao mundo, Trump diz na posse que "EUA estarão em primeiro lugar"

O novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que os Estados Unidos estarão em primeiro lugar durante seu governo. Em um discurso de pouco mais de 15 minutos durante sua posse, o republicano voltou a reforçar que seu mandato será marcado pelo protecionismo. "A proteção vai trazer riqueza e força. Daqui para a frente, os impostos, o comércio e a imigração serão para benefício dos trabalhadores americanos e suas famílias." Leia Mais

Em recado ao mundo, Trump diz na posse que "EUA estarão em primeiro lugar" - Patrick Semansky/AP

Trump dá 'tchauzinho' para Obama

O presidente dos EUA, Donald Trump; seu vice, Mike Pence; e as respectivas primeiras-damas, Melania Trump e Karen Pence; acenam para Barack Obama e sua mulher, Michelle, que deixavam o local da posse de Trump de helicóptero. Ao assumir a Presidência, Trump disse que os cidadãos dos EUA estão unidos para "restaurar o país". "O crime, as gangues e as drogas roubaram muitas vidas. Essa carnificina americana termina agora", disse. Leia Mais

Trump dá 'tchauzinho' para Obama - Evan Vucci/AP

Polícia usa spray de pimenta contra manifestantes durante posse de Trump

Grupos de manifestantes entraram em confronto com a polícia ao tentar bloquear os acessos à área em que o público acompanhou, em Washington, a posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos. A polícia usou spray de pimenta para dispersar o protesto. Leia Mais

Polícia usa spray de pimenta contra manifestantes durante posse de Trump - Mark Tenally/AP

Na posse, Trump diz que "carnificina americana termina agora"

"O crime, as gangues e as drogas roubaram muitas vidas. Essa carnificina americana termina agora", disse Trump em seu discurso de posse, depois de enfatizar que há muitas famílias em estado de pobreza, principalmente no interior do país. "Somos uma nação, e sua dor é a nossa dor, seus sonhos são os nossos sonhos, e seu sucesso será agora o nosso sucesso." Leia Mais

Na posse, Trump diz que "carnificina americana termina agora" - Patrick Semansky/AP

'Juntos, faremos a América grandiosa novamente', diz Trump

"Vamos fazer a América forte novamente, vamos fazer a América rica novamente, faremos a América orgulhosa outra vez. E, sim, juntos, faremos a América grandiosa novamente", finalizou Trump, saudado pela multidão que está em frente ao Capitólio. Leia Mais

'Juntos, faremos a América grandiosa novamente', diz Trump - Carlos Barria/Reuters

'Todos nós sangramos o mesmo sangue vermelho dos patriotas', diz Trump

"Quando se abre o coração para o patriotismo, não há espaço para preconceito. Não importa se somos brancos, marrons ou pretos, todos nós sangramos o mesmo sangue vermelho dos patriotas", disse Trump. Leia Mais

Trump faz juramento e se torna o 45º presidente dos EUA; veja

'Quando a América está unida, é totalmente imparável', diz Trump

"Quando a América está unida, é totalmente imparável. Não devemos ter medo. Estamos protegidos e estaremos sempre protegidos pelas forças da lei, de militares, e o mais importante, seremos protegidos por Deus", disse Trump. "Devemos pensar grande e sonhar ainda maior". Leia Mais

'Vamos trazer nossos empregos, fronteiras, riqueza e nossos sonhos de volta'

"Vamos trazer de volta nossos empregos, nossas fronteiras, nossa riqueza, e vamos trazer de volta nossos sonhos. Vamos construir novas rodovias, túneis, pontes por toda nossa nação. Reconstruindo nosso país com trabalho americano", diz Trump. "América vai voltar a ganhar outra vez, como nunca ganhou antes. Nunca irei desapontá-los" Leia Mais

Trump diz que 20 de janeiro é o dia em que as pessoas tornaram-se governantes de novo

"20 de janeiro de 2017 será lembrado como o dia em que as pessoas se tornaram as governantes outra vez. Os homens e mulheres esquecidos do nosso país não serão mais esquecidos. Todos estão escutando vocês agora", disse Trump Leia Mais

Trump diz que 20 de janeiro é o dia em que as pessoas tornaram-se governantes de novo - Carlos Barria/Reuters

'Está não é uma mera transferência de poder, estamos transferindo o poder de Washington para vocês, o povo'

"O establishment protegeu a si próprio, mas não os cidadãos de nosso país. As vitórias deles não foram vitórias do país. Esse dia marca a data em que o povo se tornou soberano desta nação novamente", disse Trump. "Está não é uma mera transferência de poder, estamos transferindo o poder de Washington para vocês, o povo" Leia Mais

'Vamos enfrentar desafios, mas vamos fazer o trabalho', diz Trump

"Nós, cidadãos da América, estamos agora unidos em um grande esforço nacional para reconstruir o nosso país e restaurar a promessa para todos o nosso povo. Juntos vamos determinar o curso da América e de todo o mundo por muitos muitos anos", disse o novo presidente dos Estados Unidos. "Vamos enfrentar desafios, mas vamos fazer o trabalho" Leia Mais

Donald Trump presta juramento e torna-se o 45º presidente dos EUA

Pontualmente às 15h, o empresário Donald Trump prestou juramento e tornou-se o 45º presidente da história dos Estados Unidos. Leia Mais

Donald Trump presta juramento e torna-se o 45º presidente dos EUA - Andrew Harnik/AP

Vice-presidente presta o juramento no Capitólio

Novo vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, presta juramento na cerimônia de posse no Capitólio, em Washington. Leia Mais

Vice-presidente presta o juramento no Capitólio

'Estou aqui hoje pela democracia', diz Hillary Clinton

A ex-secretária de Estado Hillary Clinton, derrotada por Donald Trump na eleição de 8 de novembro, foi aplaudida ao chegar no Congresso para a cerimônia de posse do republicano. "Estou aqui hoje para honrar a democracia", afirmou a democrata, acompanhada pelo ex-presidente Bill Clinton. Leia Mais

'Estou aqui hoje pela democracia', diz Hillary Clinton - Rob Carr/Reuters

Ativistas distribuem maconha de graça em protesto contra Trump em Washington

entenas de pessoas se reuniram nesta sexta-feira nas imediações da praça Dupont em Washington em uma manifestação em defesa da legalização da maconha em paralelo à posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, na qual milhares de cigarros de maconha foram distribuídos gratuitamente. A convocação, organizada pelo grupo DCMJ que impulsiona a legalização da maconha na capital americana, procura alertar contra um hipotético retrocesso no processo de liberalização de seu consumo nos Estados Unidos. Entre os participantes, a grande maioria de críticos de Trump, também era possível ver um ou outro simpatizante do magnata nova-iorquino que se tornará hoje o 45º presidente americano. "É um ato político, depois de uma das campanhas eleitorais mais polarizadoras que se lembram", declarou à Agência Efe Adam Eidinger, diretor da DCMJ. Leia Mais

Trump é apresentado para o início da cerimônia de posse

Para uma multidão de cerca de 900 mil, Donald Trump foi apresentado para a cerimônia de posse. Ele foi ovacionado pelo público.

Começa cerimônia de posse do novo presidente Donald Trump

Começou com cerca de 20 minutos de atraso a cerimônia de posse do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Leia Mais

Veja o momento em que Obama recebeu Trump na Casa Branca

Filho de Trump fica abismado com multidão no Capitólio

Na expectativa pelo início da cerimônia de posse de Donald Trump, um de seus filhos, Eric, ficou abismado com a multidão presente no Capitólio. "Isso é inacreditável", disse. A fala foi flagrada pelas câmeras da CNN. 

Obama deixa carta para Trump no Salão Oval da Casa Branca

Barack Obama seguiu a tradição e deixou uma carta no Salão Oval da Casa Branca para seu sucessor, Donald Trump. A carta é uma espécie de "rito de passagem" de cargo de um líder para outro. 

Trump e Obama chegam ao Capitólio para cerimônia de posse

Por volta das 14h --horário de Brasília--, o atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e seu sucessor, Donald Trump, chegaram ao Capitólio, em Washington, para o início da cerimônia de posse.

Em último post da gestão Obama, Casa Branca tuíta: 'yes, we did'

O perfil da Casa Branca no Twitter postou sua última mensagem antes da saída de Barack Obama do cargo. A mensagem foi: "sim, nós podemos; sim, nós fizemos. Obrigado por ter feito desses oitos anos." O post, que lembra um dos lemas de Obama, mostra ele e sua família à frente de uma multidão. O post foi feito às 13h31 --horário de Brasília--, cerca de uma hora antes da posse de Donald Trump.

Obama e Michelle recebem bandeiras dos Estados Unidos

Na despedida do cargo, o presidente Barack Obama recebeu uma bandeira dos Estados Unidos. A primeira-dama também recebeu o presente em cerimônia na Casa Branca.

Obama e Michelle recebem bandeiras dos Estados Unidos - Twitter/ Valerie Jarrett

Simão: hoje os EUA serão possuídos pelo Trump

Obama e Trump deixam a Casa Branca rumo ao Capitólio

Acompanha de seu sucessor, o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, deixou a Casa Branca pela última vez. Donald Trump e Obama entraram em um carro e devem seguir para o Capitólio dentro de instantes para o início oficial da cerimônia de posse do empresário como novo presidente dos EUA.

Manifestantes quebram lojas e causam distúrbios em protesto em Washington

Manifestantes começaram a quebrar lojas e causar distúrbios em Washington, na região da Franklin Square, em função da posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos. A polícia tem usado gás para dispersar os manifestantes. O protesto aconteceu a poucas horas da cerimônia, prevista para começar às 15h --horário de Brasília-- no Capitólio, na capital americana. Leia Mais

Manifestantes quebram lojas e causam distúrbios em protesto em Washington - Reprodução/YouTube

Roupa de Melania motiva comparações com a de Jacqueline Kennedy

A roupa usada pela futura primeira-dama dos EUA, Melania Trump, motivou comparações com o estilo de outra ex-primeira-dama: Jacqueline Kennedy Onassis, casada com John F. Kennedy. Depois de muitos designers se recusarem a vestir a mulher de Trump, Melania vestiu um modelo da Ralph Lauren azul claro, luvas e sapatos combinando, um traje muito semelhante ao usado por Jackie-O na posse de Kennedy em 1961 –exceto pelo chapéu.

Roupa de Melania motiva comparações com a de Jacqueline Kennedy - Alex Brandon/AP e Reprodução

Hillary e Bill Clinton vão ao Capitólio para posse de Trump

Por volta das 13h15 --horário de Brasília--, a candidata derrotada à Presidência dos Estados Unidos, Hillary Clinton, chegou ao Capitólio, em Washington, para acompanhar a cerimônia de posse de seu adversário, o republicano Donald Trump. O ex-presidente Bill Clinton, marido de Hillary, acompanha-a no evento. Leia Mais

Hillary e Bill Clinton vão ao Capitólio para posse de Trump - Rob Carr/Reuters

Antes de entregar cargo a Trump, Obama se despede do Salão Oval

O presidente em fim de mandato dos Estados Unidos, Barack Obama, se despediu nesta sexta-feira do Salão Oval, onde passou alguns minutos poucas horas antes de entregar o cargo a seu sucessor na Casa Branca, Donald Trump. Ao sair pela última vez do Salão Oval como presidente do país, Obama foi perguntado pelos jornalistas sobre suas últimas palavras aos americanos e sua resposta foi: "Obrigado". Quando questionado se estava se sentindo nostálgico, Obama afirmou que "certamente". Leia Mais

Antes de entregar cargo a Trump, Obama se despede do Salão Oval - Evan Vucci/ AP

Ex-presidente George W. Bush chega ao Capitólio para acompanhar a posse de Trump

O ex-presidente George W. Bush e a ex-primeira-dama Laura Bush chegam ao Capitólio, em Washington, para a cerimônia de posse de Donald Trump, nesta sexta-feira (20).

Ex-presidente George W. Bush chega ao Capitólio para acompanhar a posse de Trump - John Angelillo/AFP

Quanto ganha o presidente dos EUA? Os benefícios do cargo mais poderoso do mundo

Ao tomar posse como 45º presidente dos Estados Unidos, Donald Trump entra para um clube ainda mais seleto do que muitos imaginam. O cargo traz para seu ocupante alguns benefícios invejáveis. Da proteção oferecida por um megaesquema de segurança até um pelotão de funcionários à disposição 24 horas por dia. O salário também não é de se jogar fora. O mandatário dos EUA ganha mais de 3 vezes o salário de seu colega brasileiro... Mas quais são os principais benefícios? Confira no texto. Leia Mais

Quanto ganha o presidente dos EUA? Os benefícios do cargo mais poderoso do mundo - Xinhua/Yin Bogu

Posse de Trump nos EUA é motivo de celebração na Rússia

O Kremlin pode ter passado anos rivalizando com os Estados Unidos, mas muitos russos, na expectativa de que Donald Trump vá trazer uma nova era de reconciliação, comemoram sua cerimônia de posse nesta sexta-feira com festas e objetos comemorativos, que vão desde moedas a bonecas "matryoshka" que levam a imagem do novo presidente norte-americano. De acordo com Gennady Gudkov, um ex-parlamentar e crítico de Putin, a Rússia está à beira de uma “Trumpmania”, com a TV estatal dando ao presidente eleito mais tempo no ar, em detrimento de notícias locais mais mundanas e, às vezes, mais deprimentes. Leia Mais

Polícia prende manifestantes antes de posse de Trump

A polícia de Washington está em nível de vigilância elevado para a posse do novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e está intervindo em manifestações contra o magnata. Ao menos duas pessoas foram presas por confrontos. Leia Mais

Futuro vice-presidente agradece Biden pela transição

No Twitter, o novo vice-presidente dos Estados Unidos, Mike Pence, fez agradecimentos a seu antecessor no cargo, Joe Biden. "Grato pelo apoio durante a transição do vice-presidente, Biden, e Jill Biden. Um prazer termos sido recebido, Karen e eu, por eles na Casa Branca".

Futuro vice-presidente agradece Biden pela transição - Nicholas Kamm/AFP

Veja a chegada de Trump à 'Igreja dos Presidentes', em Washigton

Casal Obama recebe Trump e a nova primeira-dama na Casa Branca

O atual presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e a primeira-dama, Michelle Obama, receberam Donald Trump e sua esposa, Melania, na entrada da Casa Branca. Eles irão conversar brevemente na manhã desta sexta-feira (20) antes da sequência do cerimonial de posse. Melania ofereceu um presente ao casal Obama. Leia Mais

Casal Obama recebe Trump e a nova primeira-dama na Casa Branca - Evan Vucci/AP

Protestos são registrados na região onde Capitólio, onde acontecerá a posse

Manifestantes estão protestando contra o novo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na região do Capitólio, onde tomará posse às 15h --horário de Brasília-- desta sexta-feira (20), informa a Fox News.

Em Washington, autoridades tentam evitar novos protestos contra Trump

As autoridades dos Estados Unidos estão reforçando hoje (20) a segurança nos principais pontos de Washington, a capital norte-americana, para evitar choques entre policiais e manifestantes durante a extensa agenda de eventos ligados à posse do presidente eleito Donald Trump.O cuidados com a segurança estão ocorrendo para evitar que se repitam os distúrbios de ontem (19) à noite, quando manifestantes invadiram a Avenida Pensilvânia, perto do local onde estavam ocorrendo eventos relacionados à posse, para protestar contra Trump.

Trump deixa igreja St. John's rumo a Casa Branca para encontro com Obama

Às 12h31, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, deixou a igreja St. John's rumo a Casa Branca, onde se encontrará com o atual presidente, Barack Obama. Eles devem conversar brevemente enquanto tomam café. A atual primeira-dama, Michelle Obama, e a futura, Melania Trump, devem participar. Na sequência, em uma outra etapa da cerimônia, Trump irá receber informações confidenciais de um oficial do Exército. 

Trump deixa igreja St. John's rumo a Casa Branca para encontro com Obama

Obama faz últimas postagens na conta do presidente dos EUA no Twitter: 'uma honra'

Por volta de 12h09 desta sexta-feira (20), o futuro ex-presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, publicou suas últimas mensagens no perfil do presidente americano no Twitter, o @POTUS, sigla para "Presidente dos Estados Unidos". "Foi uma honra servi-los. Vocês me fizeram um líder e um homem melhor", escreveu. "Não vou parar. Eu vou estar bem aqui com vocês como cidadão, inspirado pelas suas vozes de verdade e justiça, bom humor e amor", comentou. "Enquanto olhamos adiante, quero que nossos primeiros passos para refletir o que mais importa para vocês. Divida seus pensamentos comigo no at http://Obama.org. Ainda estou pedindo para você acreditar --não em minha habilidade para trazer mudanças, mas na sua. Eu acredito na mudança porque eu acredito em você".

Grupo de mulheres protesta contra Trump no Consulado dos EUA em São Paulo

Um grupo de mulheres realiza um protesto contra o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, em frente ao Consulado Geral do país, em São Paulo (SP), na manhã desta sexta-feira (20). Nas placas, elas falam em "construir uma resistência contra Trump".

Grupo de mulheres protesta contra Trump no Consulado dos EUA em São Paulo - Renato S. Cerqueira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Chegada de Trump a igreja em Washington teve protestos

A chegada do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, à igreja St. John's, conhecida como "Igreja dos Presidentes", teve protestos, segundo o jornal "The Washington Post". Um grupo do "Black Lives Matter" esteve no local. Os manifestantes disseram que estavam lá por seus irmãos e irmãs negros. O ato foi considerado pacífico. Leia Mais

Na expectativa pela posse, Capitólio já registra movimento intenso

O movimento já é intenso no Capitólio, onde acontecerá, às 15h --horário de Brasília-- desta sexta-feira (20), a cerimônia em que Donald Trump será empossado como 45º presidente dos Estados Unidos. A expectativa é que ao menos 900 mil pessoas acompanhem a cerimônia.

Trump segue para igreja St. John's para iniciar dia de posse

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, deixou a Blair House, residência de hóspedes da Casa Branca, rumo à igreja St. John's --conhecida como a "Igreja dos Presidentes"--, onde inicia o protocolo oficial do dia de posse. Ele chegou à igreja por volta das 8h40 --hora local-- acompanhado de familiares. Ele participará de uma missa em celebração à sua posse. Todos os presidentes desde James Madison (1809-1817) foram à igreja pelo menos uma vez. Após a missa, ele deverá se encontrar com o atual presidente, Barack Obama, para um café da manhã na Casa Branca.  Leia Mais

Trump segue para igreja St. John's para iniciar dia de posse - Alex Brandon/AP

'Doutrina Trump' em relação à Europa derruba aliança histórica

Durante a maior parte das últimas sete décadas, as relações dos EUA com a Europa giraram em torno de um conjunto de crenças comuns: a Rússia era o adversário mútuo, a potência industrial da Alemanha seria o centro da economia do continente e uma Europa unificada era do interesse de todos. Com Donald Trump, não tem nada disso. Nas semanas que passaram desde que ele venceu a eleição presidencial dos EUA, as características de uma "Doutrina Trump" em relação à Europa parecem estar se definindo. Elas incluem uma crença de que o Reino Unido está melhor por conta própria, que a Alemanha tropeçou como líder da Europa e que a Rússia pode ser um parceiro legítimo. Juntando os comentários de Trump no Twitter e em entrevistas, autoridades de Paris a Kiev ficam com a preocupação de que pouca coisa da agenda de política externa tradicional dos EUA é sagrada para o futuro presidente. "Tudo se resume a romper as regras e regulamentações atuais", disse Piotr Wilczek, embaixador da Polônia nos EUA, em uma entrevista. "Trump tem uma espécie de abordagem pós-política muito particular. Especialmente para diplomatas experientes, é um choque. Todos nós estamos pensando sobre como lidar com esse governo." Leia Mais

Vice diz estar 'honrado' por estar ao lado de Trump

Após Donald Trump tuitar antes da cerimônia de posse nesta sexta-feira, seu vice, Mike Pence, disse estar honrado pela parceria com o empresário. "Honrado por estar ao lado do próximo presidente dos Estados Unidos. O trabalho para #MAGA [Make America Great Again] começa hoje!". Sua mensagem foi publicada às 11h26. Trump tuitou às 10h31.

Vice diz estar 'honrado' por estar ao lado de Trump - Jim Watson/AFP

'Não arruíne o comércio', dizem líderes do mercado emergente para Trump

A globalização é boa. Essa é a mensagem que os líderes dos países em desenvolvimento querem enviar do fórum de Davos ao presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, que assumirá o cargo nesta sexta-feira (20). Eles temem que qualquer retorno ao protecionismo possa arruinar décadas de crescimento econômico baseado no comércio, o que tirou incontáveis milhões da pobreza. Quanto aos problemas dos operários, a globalização tem ajudado a atingir uma inflação fraca e baixo desemprego para os norte-americanos também, argumentam eles. Eleito com uma plataforma anti-imigração e protecionista, Trump já causou tumulto nos mercados financeiros de muitos países em desenvolvimento com ameaças de romper acordos comerciais e impor "um imposto de fronteira muito grande" sobre algumas importações. Leia Mais

Casa Branca: mudança dos pertences dos Obama para os de Trump demorará 5 horas

A Casa Branca, que será o novo lar de Donald Trump por quatro anos, também passa por mudanças nesta sexta-feira (20). É que, em apenas cinco horas, equipes retiram os bens da família Obama e colocam o do novo presidente dos Estados Unidos. Quando o líder entra no espaço, suas roupas já estão penduradas, as fotos da família estão lá e até a sua escova de dentes é colocada no seu devido lugar. ?Toda a casa precisa ser do jeito que a família quer?, afirma Stephen Rochon, ex-chefe da Casa Branca. Mas nada pode ser mudado até que Obama saia da casa para a cerimônia de posse. Quando o antigo presidente sai, a equipe entra em ação. ?A Casa Branca se torna uma colméia?, diz Rochon. Todos os pertences são retirados com o maior cuidado e levados até o próximo lar da família. Enquanto isso, os bens da família Trump entram e são colocados cuidadosamente como eles pedem. O chefe faz questão de afirmar que tudo é feito com cautela para que o antigo presidente ?não sinta que está sendo expulso do lar?. Leia Mais

Casa Branca: mudança dos pertences dos Obama para os de Trump demorará 5 horas - Getty Images/iStockphoto

Trump já substituiu Obama em museus de cera

Bonés com lema de Trump são vendidos em Washington antes de cerimônia

Bonés com o lema da campanha de Donald Trump à Presidência dos Estados Unidos --"Make America Great Again"-- são vendidos em Washington em função da cerimônia de posse, nesta sexta-feira (20).

Bonés com lema de Trump são vendidos em Washington antes de cerimônia - Molly Riley/AFP

Reuters: medidas de Trump podem ser remédio errado para os EUA

Cortes de impostos, desregulamentações e mais gastos federais defendidos pela administração Trump são um remédio clássico para a estagnação econômica e longas filas de desemprego. Mas esse remédio pode ser forte demais para uma economia que tem crescido há oito anos, com salários agora subindo e a taxa de desemprego perto do que muitos economistas consideram pleno emprego. Análise da Reuters sobre dados de empregos regionais e tendências históricas sugere que o estímulo pode aumentar a demanda para trabalhadores em regiões onde já há aperto do mercado. Isso, por sua vez, pode provocar inflação, forçar o Federal Reserve, banco central norte-americano, a elevar os juros mais do que o esperado e aumentar a ameaça de recessão. Leia Mais

Reuters: medidas de Trump podem ser remédio errado para os EUA - Reuters/Jonathan Ernst

Trump toma posse como novo presidente dos EUA nesta sexta-feira

Por que o México extraditou 'El Chapo' aos EUA um dia antes da posse de Trump?

Na tarde desta quinta-feira (19), o governo do presidente Enrique Peña Nieto entregou  Joaquín "Chapo" Guzmán, um dos criminosos mais conhecidos do mundo, às autoridades dos Estados Unidos, onde é procurado por lavagem de dinheiro, associação criminosa e crimes contra a saúde pública, entre outros. O fato de ele ter sido enviado aos Estados Unidos poucas horas antes de Barack Obama deixar o poder e Donald Trump assumir a Presidência nesta sexta não passou despercebido. "Não quiseram dar a vitória a Donald Trump. A extradição hoje era o primeiro momento legalmente possível e politicamente viável. Foi como dizer: sim, o extraditamos, mas a medalha não é sua, Trump", disse o especialista em segurança Alejandro Hope. "De qualquer forma iriam extraditá-lo, a decisão estava tomada há um ano, independentemente do processo eleitoral americano, e iriam extraditá-lo na primeira oportunidade possível", explica. Leia Mais

Por que o México extraditou 'El Chapo' aos EUA um dia antes da posse de Trump? - U.S. officials/Divulgação

Opinião: começa viagem ao desconhecido com Donald Trump

Terminou a espera pelo novo presidente dos EUA. Bom, por um lado, pois chegou a hora de Trump agir, em vez de esbravejar. Por outro, muito permanece imprevisível, opina Peter Sturm, do jornal alemão "FAZ$escape.getQuote().O período de transição entre os chefes de Estado americanos sempre foi longo, na tradição do tempo das carruagens. Porém, desta vez, muitos fora dos Estados Unidos desejariam que o presidente eleito em novembro tivesse tomado posse mais cedo, pois assim acabaria a torturante insegurança quanto ao que Donald J. Trump pretende com seu país e o mundo. Para o superdimensionado ego do eleito, a tradição da longa transição ter sido mudada por sua causa teria sido uma lisonja. A partir desta sexta-feira (20), Trump será presidente. E nós sabemos... nada. Trump se comunicou até demais, mas a visão de sua concepção política ? considerando-se que ele tenha uma que vá além da tomada da Casa Branca ? permanece apenas aproximativa. Seria equivocado ridicularizar suas declarações, por exemplo, com a justificativa de que isso ou aquilo não seja realista, portanto não vai acontecer. O problema é que, para um presidente americano, bastam declarações em entrevistas para criar realidades ou modificá-las. Tal se aplica, por exemplo, às observações sobre a Otan, que, por um lado, seria "obsoleta", mas por outro também realmente importante. Isso é um convite para os adversários da Aliança Atlântica testarem mais uma vez até onde podem ir sem serem punidos. Essa é uma conexão que até mesmo o espírito mais intelectualmente simplório percebe de imediato. Muitos empresários se consideram os melhores políticos, e Trump se acha, naturalmente, o maior de todos. No entanto, há uma diferença entre impor por decreto o próprio "reinado" dentro de uma empresa e tomar decisões dentro da estrutura altamente complexa chamada "Estado". Empresas atuam num determinado setor e praticamente não precisam se ocupar de outras áreas. Na política, tudo tem a ver com tudo ? e não se trata de uma frase boba de fracotes relutantes em se decidir. Pode-se, talvez até mesmo se deva, fazer muita coisa diferente do que fez o presidente Barack Obama. No entanto, cabe torcer para que haja gente capaz de colocar a energia do superego Trump numa trilha mais ou menos previsível. Do contrário, daqui a quatro (ou, quem sabe, oito) anos, não vamos mais reconhecer o mundo Leia Mais

Protesto contra Trump termina em confusão em Washington

Como funciona a 'maleta nuclear' que Trump receberá em sua posse?

Nesta sexta-feira (20), um assessor militar desconhecido será visto acompanhando o presidente Barack Obama até a cerimônia de posse de Donald Trump no Capitólio. Esse militar estará carregando uma bolsa contendo uma maleta chamada "a bola nuclear". Dentro dela há um aparelho digital que mede 12,7 cm por 7,3 cm conhecido como "o biscoito". Ele contém os códigos de lançamento para um ataque nuclear americano. Na hora da posse, o presidente eleito já terá passado por um treinamento sobre como ativar o dispositivo. Mas no momento em que Donald Trump fizer o juramento e assumir o cargo de presidente, o assessor militar e a bolsa passarão discretamente para o lado dele. Trump terá a autoridade exclusiva de ordenar uma ação militar que poderia provocar mortes de milhões de pessoas em menos de uma hora. Leia Mais

Como funciona a 'maleta nuclear' que Trump receberá em sua posse?

'Tudo começa hoje!', diz Trump no Twitter

Em seu perfil no Twitter, o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump disse: "tudo começa hoje!". Ele fez um convite para quem as pessoas assistam à cerimônia. "Vou vê-lo às 11h [hora local] para a tomada de posse. O movimento continua - O trabalho começa!" A publicação foi feita às 10h31, horário de Brasília, desta sexta-feira (20), quando ele assume a Presidência dos Estados Unidos.

'Tudo começa hoje!', diz Trump no Twitter - Divulgação

Capitólio está preparado para a cerimônia de posse

Bandeiras americanas enfeitam o Capitólio, em Washington, para a cerimônia de posse de Donald Trump nesta sexta-feira (20).

Capitólio está preparado para a cerimônia de posse - Scott Olson/Getty Images/AFP

Trump traz maior incerteza para UE do que Brexit, diz ministro britânico

A presidência de Donald Trump deve criar maior incerteza para a União Europeia (UE) do que a decisão do Reino Unido de deixar o bloco, disse o ministro britânico das Finanças, Philip Hammond, nesta sexta-feira (20). "O Brexit trouxe incertezas. Acredito que a mudança de administração nos Estados Unidos tenha trazido incerteza ainda maior para a União Europeia", disse Hammond em um painel de discussão sobre a UE na cidade suíça de Davos. Hammond, ex-ministro de Relações Exteriores, disse que a perspectiva de países da UE sobre uma ameaça da Rússia variava muito. "Qualquer coisa que mude o status quo estabelecido, de uma Europa que vive com a Rússia como vizinha, mas que vive sob o guarda-chuva de segurança dos EUA? terá influência na dinâmica da União Europeia", disse ele. 

Dólar está abaixo de R$ 3,20 e juros têm leve queda antes de Trump

O dólar e os juros futuros operam em leve queda nesta sexta-feira, dando sequência aos movimentos do dia anterior, mas em menor intensidade. Um clima de expectativa rege investidores globais nesta sessão, a poucas horas de Donald Trump tomar posse nos Estados Unidos. Às 9h59, o dólar comercial caía 0,32%, a R$ 3,1922. O dólar para fevereiro tinha baixa de 0,09%, a R$ 3,2040. Leia Mais

'Medo Trump' paralisa indústria exportadora na fronteira entre México e EUA

As indústrias da fronteira do México com os Estados Unidos estão vivendo uma "paralisação virtual" diante da chegada de Donald Trump ao poder, com investimentos bloqueados até segunda ordem e milhares de trabalhadores temendo a incerteza sobre o futuro de seus empregos. O melhor exemplo da tensão é Ciudad Juárez, que faz fronteira com El Paso, no Texas, um símbolo das chamadas "maquiladoras", indústrias que importam matérias-primas sem impostos e que produzem partes ou peças de um produto para o fabricante original, no caso as companhias americanas. A primeira fábrica do tipo se instalou na região há quase 50 anos, em 1968. A incerteza gera dúvida para uma indústria que representa mais de 60% da economia da cidade. Diretores e funcionários já fazem planos de contingência para depois da posse de Trump.

Confira quem são os 5 presidentes mais ricos dos EUA na história

Às 15h --horário de Brasília-- desta sexta-feira (20), Donald Trump será empossado como o 45º presidente dos Estados Unidos e se tornará a partir de então o homem mais rico já eleito para comandar o país (aos 70 anos, ele também será o mais velho). Dono de uma fortuna estimada em US$ 3,7 bilhões (R$ 11,8 bilhões), Trump é 308 vezes mais rico do que Barack Obama, o atual ocupante do cargo, que amealhou em vida um patrimônio em torno de US$ 12 milhões (R$ 38,4 milhões). Mesmo quando comparado a outros presidentes americanos igualmente famosos por suas contas bancárias, como John F. Kennedy, o republicano aparece disparado na frente. Leia Mais

Confira quem são os 5 presidentes mais ricos dos EUA na história - AP

De Niro: 'ficaremos unidos pelos direitos de nossos cidadãos'

Em protesto contra Donald Trump que reuniu artistas na noite de quinta-feira (19), o ator Robert de Niro pediu união à população. ?O que quer que aconteça, nós, americanos, nova-iorquinos, patriotas ficaremos unidos pelos direitos de nossos cidadãos." O ato aconteceu na frente da Trump International Hotel and Tower, em Nova York Leia Mais

De Niro: 'ficaremos unidos pelos direitos de nossos cidadãos' - Bryan R. Smith/AFP

Em referência a Trump, chefe do FMI diz que guerra comercial é risco global

A diretora-gerente do FMI (Fundo Monetário Internacional), Christine Lagarde, afirmou nesta sexta-feira (20) que um dos maiores riscos à economia global em 2017 é "uma corrida autodestrutiva" em impostos, regulações e comércio, em referência indireta aos planos do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. "Se as questões que estamos esperando para 2017 como resultado do que aconteceu em 2016 se provarem todas negativas e terminarmos com uma corrida autodestrutiva na área de impostos, comércio, regulação financeira, então isso para mim seria realmente um grande risco que teria efeitos devastadores", disse Lagarde no Fórum Econômico Mundial.  Leia Mais

Rússia: Matrioska brinca com troca de comando nos Estados Unidos

Lojas russas oferecem uma versão da Matrioska, tradicional boneca do país, que mostra Donald Trump, novo presidente dos EUA, e seu antecessor, Barack Obama. Trump toma posse nesta sexta-feira (20).

Rússia: Matrioska brinca com troca de comando nos Estados Unidos - Dmitri Lovetsky/AP

Protecionismo de Trump não desequilibrará comércio com o Brasil, diz empresária

Apesar de eventual postura protecionista que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que toma posse hoje (20), venha a adotar, o comércio com o Brasil deve se manter equilibrado, avalia Deborah Vieitas, CEO da Amcham (Câmara Americana de Comércio Brasil-Estados Unidos). A entidade tem 5 mil empresas associadas, sendo 85% brasileiras."Acho que Trump procurará desenvolver acordos comerciais bilaterais em que haja equilíbrio nos ganhos entre as partes. Nesse sentido, o Brasil está num cotexto muito positivo. Não temos nenhum desgaste no que tange à política, no lado econômico e comercial temos uma balança comercial equilibrada", avalia. Com a economia em crise, o Brasil reduziu em 30% o volume de importações do país norte-americano desde 2013, quando foram importados 36 bilhões de dólares. Ainda assim, a balança comercial entre os dois países foi desfavorável para o Brasil em 2016, com saldo negativo em US$ 646 milhões (foram US$ 23,8 bilhões em importações e US$ 23,1 bilhões em exportações). Leia Mais

Tóquio: crianças participam de vigília e pedem para que suas vozes sejam ouvidas

Em Tóquio, capital japonesa, crianças acendem velas em vigília contra a posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos nesta sexta-feira (20). Elas também mostram um cartaz com a frase "ouça nossa voz", em chamamento para um protesto de mulheres marcado para o sábado 21 em Washington, capital dos Estados Unidos

Tóquio: crianças participam de vigília e pedem para que suas vozes sejam ouvidas - Eugene Hoshiko/AP

Tire três lições da vitória de Trump para impulsionar a sua carreira

A vitória do republicano Donald Trump nas eleições presidenciais dos Estados Unidos surpreendeu a todos e pode servir de exemplo para as pessoas que querem alavancar a carreira e ter sucesso na vida profissional. Eu costumo dizer que temos sempre de ir ao encontro do novo se quisermos crescer permanentemente. Temos de buscar sempre o espaço para mostrar nossa capacidade e crescer na carreira. Sempre é possível. Confira no texto de Roberto Shinyashiki. Leia Mais

Tire três lições da vitória de Trump para impulsionar a sua carreira - Damon Winter/The New York Times

Wall Street fecha em baixa na véspera da posse de Trump

Wall Street fechou em baixa nesta quinta-feira, na véspera da posse do magnata republicano Donald Trump como presidente dos Estados Unidos. O índice industrial Dow Jones caiu 0,37%, a 19.732,40 unidades, o tecnológico Nasdaq recuou 0,27%, a 5.540,08 unidades, e o S&P 500 teve queda de 0,36%, a 2.263,69 unidades. Alguns analistas atribuíram o aumento da incerteza dos investidores a declarações de Trump desta semana, entre elas a de que o dólar está muito valorizado. Outros acreditam que os investidores adotaram uma atitude realista à espera de mudanças na política econômica que incluam cortes de impostos e estímulos, como os prometidos na campanha eleitoral de Trump. Leia Mais

Manifestante algema-se no portão do Consulado dos EUA em Hong Kong

Policiais prenderam um anarquista que se algemou ao portão do Consulado-Geral dos Estados Unidos em Hong Kong nesta sexta-feira (20). Ele protesta contra Donald Trump, que toma posse da Presidência dos Estados Unidos hoje. Recusando-se a informar seu nome, o manifestante disse que Trump representa "tudo de ruim no mundo"

Manifestante algema-se no portão do Consulado dos EUA em Hong Kong - Isaac Lawrence/AFP

Deputados pretendem fazer protesto silencioso pelo 'Obamacare'

Deputados democratas prometem usar um broche em apoio ao "Obamacare", programa de saúde de Barack Obama que o presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, pretende modificar. Trump toma posse como presidente dos EUA nesta sexta-feira (20). O broche traz os dizeres: "proteja nossa saúde", informa o canal de televisão CNN.

Chegando

De saída

Vídeos

Últimas notícias

UOL Cursos Online

Todos os cursos