UOL Notícias Notícias
 

30/04/2002 - 16h16

Restaurante londrino serve escorpião e formigas

Bruno Garcez

A culinária britânica já foi acusada de usar ingredientes inusitados e, muitas vezes, indigestos.

O restaurante Edible, inaugurado nesta terça-feira em Londres, pouco contribui para mudar essa fama.

O estabelecimento serve quitutes como escorpião coberto de chocolate, um tira-gosto de grilos fritos no óleo de gengibre e, como acompanhamento, um purê com formigas.

O surpreendente é que os tais ingredientes são saborosos. Os gafanhotos fritos, por exemplo, compõem um belo tira-gosto, ideal para ser bebido com uma cerveja gelada. São salgadinhos e crocantes e não perdem para uma porção de amendoins ou de fritas.

"Comida saudável"

Os chocolates brancos com recheio de formigas ou os chocolates amargos recheados com escorpião também não ficam por menos.

Estão à altura de qualquer chocolate com recheio de castanhas ou nozes e, melhor, são muito mais crocantes.

São sobremesas requintadas que qualquer namorada adoraria receber de presente, desde que, claro, o namorado prudentemente omita qual é o recheio do docinho.

O proprietário do Edible, Todd Dalton, de 26 anos, diz que, além de saborosos, os ingredientes do cardápio de seu restaurante são mais saudáveis do que muitos pratos do dia-a-dia.

"Canguru e avestruz são mais gostostos do que um filé de vaca. E, obviamente, não há mal da vaca louca nas fazendas onde esses animais são cultivados", afirma.

Dalton conta que seu gosto por comida exótica surgiu ainda na infância, quando ele morou no Estado da Louisiana, nos Estados Unidos.

"Foi lá que conheci a culinária cajun, que é bem exótica. Como sempre gostei da natureza, tinha um minizoológico em casa, mas garanto que nunca matei meus bichinhos para transformá-los em comida."

Sabores do Oriente

Sua predileção foi reforçada ao longo de suas várias viagens pelo mundo e, principalmente, por suas andanças pelo Oriente.

"Foi onde provei insetos pela primeira vez, onde é muito comum comê-los. Há também vários índios da Amazônia que comem insetos e aranhas. O que fiz foi adaptar essas coisas ao sabor ocidental."

Barman oferece escorpião embebido em vodca

Mas Dalton conta que nem tudo que encontrou nas suas viagens foi parar na mesa de seus restaurantes.

"Há certas coisas que poderíamos colocar no cardápio, mas seria muito arriscado ou sem sentido, como por exemplo, churrasco de tarântulas gigantes, que nem é mesmo tão gostoso ou, por exemplo, fetos de lhama, que vi no Peru, mas não quis provar por questões de higiene."

Dalton conta que nunca esteve no Brasil, mas o país está representado no cardápio do Edible, com uma caipirinha feita de urtiga.

Mas ele afirma que a tradicional crise alérgica associada à urtiga não acometerá aqueles que tomarem a sua caipirinha.

"Quando vivas, as urtigas provocam coceira, mas ao serem cozidas, servem para purificar o corpo."

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    11h49

    0,44
    3,316
    Outras moedas
  • Bovespa

    11h57

    0,26
    62.348,05
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host