UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

13/01/2005 - 12h49
Kraft suspenderá anúncios de fast food para crianças

da BBC, em Londres

Em uma concessão à pressão de ativistas que combatem a obesidade, a empresa americana da área alimentícia Kraft Foods anunciou que vai parar de direcionar seu marketing de junk food para crianças.

A iniciativa prevê a redução gradativa da propaganda de produtos que contenham uma grande quantidade de calorias, gordura e sal para crianças com menos de 12 anos de idade.

A Kraft é uma das maiores empresas de produtos alimentícios do mundo.

Nos Estados Unidos, os produtos incluem os biscoitos Oreo e os refrigerantes Kool-Aid. No Brasil, a empresa detém as marcas Lacta, Tang, Maguary, Trakinas, Oreo e Philadelphia Cream Cheese.

Saudável

Como as concorrentes, a companhia tem sido pressionada para encorajar as pessoas a reduzir o consumo de alimentos com potencial para prejudicar a saúde.

Há uma preocupação em particular com o aumento da incidência de obesidade em países ricos. Nos Estados Unidos, cerca de 66% dos adultos e 15% das crianças são obesos.

A Kraft emitiu declaração dizendo que reconhece que os pais estão preocupados com a composição de produtos alimentícios que têm propaganda direcionada para crianças pequenas.

A companhia decidiu que não vai mais fazer anúncios de produtos com alto conteúdo calórico e de gordura durante desenhos animados e outros programas destinados ao público infantil.

A Kraft vai ainda mudar sua estratégia de marketing para anúncios em jornais e outros meios de comunicação.

O temor de processos judiciais está levando as grandes empresas da área alimentícia a se preocupar com o impacto de seus produtos sobre a saúde, disse o correspondente da BBC Mark Gregory.

No ano passado, a rede de lanchonetes de fast food MacDonalds teve de se defender em processo em que crianças atribuíam seu problema de peso ao consumo dos produtos da empresa.

ÍNDICE DA BBC BRASIL   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA