UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

26/08/2005 - 09h44
Cientistas analisam 110 pesquisas e dizem que homeopatia não funciona

da BBC, em Londres

A revista científica The Lancet publica um artigo nesta sexta-feira que diz que não existem provas de que os remédios homeopáticos funcionam mais do que placebos.

Os autores do artigo dizem que chegou a hora de parar com as pesquisas sobre a homeopatia e que os médicos deveriam ter honestidade com seus pacientes e revelar a "falta de benefícios" da homeopatia.

Uma pesquisa realizada em parceria entre Suíça e Grã-Bretanha, que analisou 110 estudos sobre tratamentos e remédios homeopáticos, não encontrou provas convincentes de que estes medicamentos tinham efeitos melhores do que placebos (pílulas sem efeito que são usadas em estudos comparativos e dadas ao pacientes como se fossem remédio).

Análise

Segundo o professor Matthias Egger, da Universidade de Berne, e seus colegas da Universidade de Zurique, além de uma equipe britânica da Universidade de Bristol, a homeopatia até hoje não apresentou provas de sua eficácia.

Eles compararam 110 testes feitos para o tratamento de asma, alergias e problemas musculares.

Os pesquisadores afirmam que nos testes realizados com menos controle de qualidade, a homoeopatia mostrara efeitos benéficos.

No entanto, eles dizem que quando são feitos testes em maior escala, com um controle mais rigoroso, os medicamentos homeopáticos não mostraram efeitos melhores do que placebos.

"Estudos maiores e melhores da homeopatia não mostram a diferença entre seus efeitos e os efeitos de placebos, enquanto que no caso dos remédios tradicionais, ainda observamos efeitos", disse Egger.

Egger afirmou que algumas pessoas relatam que se sentem melhores depois de tomar remédios homeopáticos. Ele acredita que isto se deve mais a fatores psicológicos, já que em um tratamento homeopático os médicos destinam muito mais tempo e atenção ao pacientes do que normalmente o fazem médicos alopatas.

"Não tem nada a ver com a pequena pílula branca", disse.

Polêmica

A polêmica a respeito da homeopatia é longa. Em 2002 um ilusionista americano, James Randi, ofereceu US$ 1 milhão (cerca de R$ 2,39 milhões) para quem conseguisse provar, em testes de laboratórios, que medicamentos homeopáticos podem realmente curar as pessoas.

Até o momento, ninguém ganhou o prêmio.

Na Grã-Bretanha, a homeopatia está disponível para usuários do sistema público de saúde. Alguns afirmam que deveria ter o uso mais difundido enquanto outros sustentam que não deveria ser usada de maneira nenhuma.

Em 2000, o Comitê Parlamentar Britânico sobre Ciência e Tecnologia divulgou um relatório sobre medicina complementar e alternativa.

Segundo o relatório "qualquer terapia que alega ser capaz de tratar condições específicas deve ter provas de ser capaz de conseguir este resultado em níveis acima do efeito conseguido por placebo".

A revista The Lancet também cita que um relatório anterior a respeito de homeopatia, feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que contraria o trabalho dos cientistas suíços e britânicos.

O relatório da OMS afirma que a maioria dos trabalhos científicos publicados nos últimos 40 anos demonstraram que a homeopatia tem efeito superior ao de placebos.

Afirma também que a homeopatia é um tratamento equivalente aos alopáticos em humanos e animais.

Edzard Ernst, professor de medicina complementar na Escola de Medicina de Exeter, disse porém que os testes citados pela OMS "não são os mais rigorosos, nem os mais recentes", afirmou.

Uma porta-voz para a Sociedade dos Homeopatas afirmou que "muitos estudos anteriores demonstraram que a homeopatia tem efeito acima dos placebos".

"Foi estabelecido, além de dúvidas, e aceito por muitos pesquisadores, que testes aleatórios e com resultados comparados a placebos não são ferramentas apropriadas para testar a homeopatia", disse.


Outros destaques:
Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA