UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

04/08/2006 - 12h39
Casal português fotografa o mundo em câmera gigante

da BBC, em Londres

O fotógrafo Mica Costa-Grande e a jornalista e produtora audiovisual Sofia Salgado, ambos portugueses, começam em outubro uma viagem de cinco meses cruzando o Brasil, do Monte Roraima até Foz do Iguaçu, passando pela Amazônia e pelo Nordeste.

As paisagens serão registradas em uma câmera fotográfica gigante, montada dentro do próprio caminhão em que eles viajam.

O nome do projeto, "Brasil pelo buraco da agulha", dá uma idéia de como serão as fotos. Um orifício minúsculo na lateral do caminhão permite a passagem da luz, que ao longo de 8 a 10 horas de exposição grava a fotografia direto no papel, com dimensões de 4,5 metros de largura por um metro de altura.

O casal começou a correr o mundo em 1984, quando, ainda estudantes, deixou a cidade do Porto, em Portugal, para uma viagem de dois anos até Macau, antigo enclave português na China.

Simpatia

A viagem começou com uma Kombi, que ficou no caminho quando o casal descobriu que precisava de uma autorização para levar o veículo para o território chinês. Abandoram a Kombi, mas mantiveram os planos de viajar pelo país.

Tiveram dois filhos e acabaram ficando em Macau até 2000. Na época, com o filho Elói, hoje com 12 anos, e a filha Sásquia, com 10, atravessaram a Ásia e a Europa até chegar a Portugal, no que se tornou a primeira parte da volta ao mundo que a família quer completar até 2008.

De volta a Portugal, partiram em 2004 para outra aventura, desta vez cruzando as Américas, do Canadá até a Terra do Fogo, na Argentina.

Há quatro meses no Brasil, onde pretende morar nos próximos dez anos, nos intervalos das viagens, a família já planeja a etapa seguinte: a partir do ano que vem, da Amazônia em direção ao Tibete.

A última parte, em 2008, passará pelo Alasca, Estreito de Bering e Sibéria, chegando a Pequim para as Olimpíadas.

Costa-Grande diz que as viagens para mais de 90 países mostraram que o mundo é "muito menos perigoso do que parece e muito mais bonito do que parece" quando visto pelas lentes dos meios de comunicação.

O fotógrafo afirma que, durante toda a viagem pelas Américas, nunca passou por nenhum incidente e só teve o vidro do caminhão quebrado duas vezes.

Sobre o Brasil, diz que "a princípio duvidou que era tão bom quanto diziam". Depois de quatro meses, afirma que adora São Paulo – segundo ele, a única grande cidade que junta competência e simpatia. "Estou muito impressionado com a simpatia das pessoas", comentou.

ÍNDICE DA BBC BRASIL   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA