UOL Notícias Notícias
 

23/10/2006 - 23h20

Troca de acusações e poucas propostas marcam debate

da BBC, em Londres
Pouca exposição de propostas e muita troca de acusações marcaram o início do terceiro debate entre os candidatos à Presidência promovido por uma rede de televisão.

O presidente Luiz Luiz Inácio Lula da Silva, candidato à reeleição pelo PT, e o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, se encontraram na noite desta segunda-feira no debate promovido pela TV Record. Os dois já haviam participado de debates promovidos pela TV Bandeirantes e pelo SBT.

Lula foi o primeiro a falar, listando algumas realizações de seus quatro anos de governo e lembrando que era "o décimo debate" do qual participava em campanhas eleitorais no país.

Alckmin adotou um estilo mais agressivo já nas considerações iniciais, citando o que considera "duas marcas deste governo: parado na economia e acelerado nos escândalos".

Conforme sorteio, Alckmin foi o primeiro a perguntar. O candidato tucano questionou Lula sobre os escândalos em seu governo, lembrando que há "cinco ministros denunciados pelo Ministério Público, pela Justiça ou pela polícia". "É coincidência tudo isso?", perguntou Alckmin.

Lula voltou a dizer que a diferença entre seu governo e os anteriores é que "não há nenhuma denúncia" que não seja apurada. "Ministério Público no meu governo não engaveta nenhuma denúncia", disse o presidente.

"Não é verdade", disse Alckmin na réplica. "Tudo isso surgiu porque a imprensa denunciou, o Roberto Jefferson (deputado cassado) levou ao conhecimento."

Lula afirmou que o deputado Jefferson "foi cassado por falta de decoro parlamentar". "Não conseguiu provar", disse.

Lula perguntou a Alckmin onde pretende cortar gastos, se "em salários ou investimentos".

O candidato tucano disse que iria cortar "primeiro na corrupção". Afirmou também que iria reduzir gastos supérfluos.




Continua...

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,68
    3,129
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    0,71
    64.308,39
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host