UOL Notícias Notícias
 

25/10/2006 - 11h03

Londres pode fazer 1º transplante facial completo

da BBC, em Londres
A comissão de ética médica do Royal Free Hospital, em Londres, aprovou nesta quarta-feira os planos para a realização do primeiro transplante de rosto completo no mundo.

A cirurgia, que deve acontecer em até um ano, será realizada pela equipe liderada por Peter Butler, mas o candidato para o procedimento ainda não foi escolhido.

No ano passado, a francesa Isabelle Dinoire se tornou a primeira pessoa a receber um transplante facial parcial. Ela recebeu um novo nariz, lábios e queixo após ter sido mordida por um cachorro.

O progresso após a operação tem sido considerado bom, mas Dinoire deve ter de tomar remédios para enfraquecer seu sistema imunológico para o resto da vida, de forma que seu corpo não rejeite o rosto transplantado.

Sinal Verde

Peter Butler estuda transplantes de rosto há vários anos, analisando questões de identidade, problemas psicológicos para os pacientes e rejeição de tecidos.

A operação começaria com a remoção de pele e gordura do rosto do doador, além de oito vasos sangüíneos, quatro artérias e quatro veias.

O rosto seria então reconectado à estrutura óssea e muscular do paciente transplantado numa cirurgia que deve durar cerca de 14 horas.

Muitos se perguntam se uma pessoa com o rosto transplantado teria exatamente a mesma aparência do doador, mas um sistema de simulação por computador mostrou que as características finais são mais semelhantes às do transplantado que do doador.

A cor da pele e dos pêlos faciais seriam a do doador, mas a pele se adaptaria aos ossos e cartilagens de quem recebe o transplante.

Uma lista de candidatos para o procedimento já foi feita, mas os pacientes ainda têm de ser avaliados formalmente para que se escolha quem é o mais apropriado para passar pela experiência.



Continua...

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,44
    3,190
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h21

    0,14
    76.390,52
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host