UOL Últimas NotíciasUOL Últimas Notícias
UOL BUSCA


 

02/11/2006 - 06h35
Aeroporto de Paris restringe trabalho de muçulmanos

da BBC, em Londres

Mais de 70 funcionários muçulmanos do principal aeroporto da França, o Charles de Gaulle, tiveram retirados os crachás que permitiam livre acesso pelas dependências do local, por supostamente representarem um risco para os passageiros, de acordo com as autoridades.

Os trabalhadores do aeroporto, inclusive carregadores de bagagem, teriam visitado "campos de treinamento de terroristas no Paquistão e no Afeganistão.

Acredita-se que um deles tenha sido amigo de Richard Reid, um britânico condenado por planejar um atentado em 2001 contra um avião que seguia de Paris para os Estados Unidos, explodindo uma bomba oculta no salto do sapato.

Discriminação

Em meados deste ano, administradores do aeroporto Charles de Gaulle, no norte de Paris, realizaram uma revisão de segurança entre os funcionários e entrevistaram dezenas de trabalhadores muçulmanos.

Mais de cem carregadores de bagagem e faxineiros de aeronaves estiveram sob vigilância por meses.

Um total de 72 pessoas recebeu, depois, a informação de que seus passes, que permitiam acesso a áreas de segurança, foram retirados.

Representantes do aeroporto dizem que alguns dos funcionários haviam visitado com freqüência o Paquistão e o Afeganistão no ano anterior.

Acredita-se ainda que um outro funcionário tinha contato próximo com uma figura destacada de um grupo extremista argelino com ligações com a rede Al-Qaeda.

Mas alguns dos homens que perderam seus crachás estão processando a direção do aeroporto, alegando que estão sendo discriminados por causa de sua religião.

Cerca de uma dezena de outros funcionários que foram identificados como potenciais riscos à segurança ainda estão podendo circular em áreas de acesso restrito do aeroporto porque, pela lei francesa, eles têm direito a uma oportunidade para responder à acusações antes de serem suspensos.

ÍNDICE DA BBC BRASIL   IMPRIMIR   ENVIE POR E-MAIL

Folha Online
Reforma visual da Folha facilita a leitura; conheça as mudanças
UOL Esporte
Após fiasco de público, CBF reduz preços de ingressos para partida
UOL Economia
Bovespa reduz ritmo de perdas
perto do fim dos negócios

UOL Tecnologia
Fãs do iPhone promovem encontro no Brasil; veja mais
UOL Notícias
Chuvas deixam quatro mortos e afetam mais de 4 mil no Paraná
UOL Vestibular
Cotista tem nota parecida com de não-cotista aponta Unifesp
UOL Televisão
Nova novela da Record terá máfia e Gabriel Braga Nunes como protagonista
UOL Música
Radiohead entra em estúdio para trabalhar em disco novo
UOL Diversão & Arte
Escritor indiano Aravind Adiga ganha o Booker Prize
UOL Cinema
Novo filme dos irmãos
Coen tem maior bilheteria nos EUA