UOL Notícias Notícias
 

03/11/2006 - 21h20

Países ibero-americanos repudiam muro dos EUA

da BBC, em Londres
Os assistentes dos ministros de Relações Exteriores dos 22 países que participam da Cúpula Ibero-americana, em Montevidéu, aprovaram nesta sexta-feira um comunicado especial de repúdio à decisão dos Estados Unidos de construir um muro na fronteira com o México. O documento - que é um anexo da declaração conjunta da Cúpula - deve ser assinado pelos chefes de Estado no domingo, último dia da reunião.

O texto manifesta "profunda preocupação (dos chefes de Estado) com o governo dos Estados Unidos". Segundo eles, a decisão americana "incita a discriminação e a xenofobia" e beneficia grupos que trabalham no tráfico de pessoas.

"A construção de muros é uma prática incompatível com as relações de amizade e cooperação entre os Estados", afirma o documento. A condenação explícita aos Estados Unidos é uma proposta defendida pelo México, representado na Cúpula pelo presidente Vicente Fox.

As relações entre imigração e desenvolvimento são o principal tema da 16º Cúpula Ibero-Americana, que foi inaugurada nesta sexta-feira pelo secretário geral das Nações Unidas, Kofi Annan.

Annan disse, durante o discurso de inauguração da Cúpula, no Teatro Solis de Montevidéu, que a imigração "pode e deve ser uma força para o desenvolvimento".

Passaportes

O Brasil apoiou a condenação à construção do muro.

"As restrições aos imigrantes, como elas existem, não são sustentáveis, nem do ponto de vista da lógica, nem da ética", disse o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, em entrevista a jornalistas. Amorim representa o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no encontro.

Segundo ele, o Brasil tem trabalhado para reduzir as limitações aos imigrantes. Amorim destacou que recentemente o Brasil negociou acordos com Bolívia, Peru e Colômbia para dispensar a apresentação de passaporte nas viagens entre os países e o Brasil, como já ocorre no Mercosul.

"Muro não é solução", disse Amorim.




Continua...

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,75
    3,173
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h21

    -0,13
    76.891,84
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host