UOL Notícias Notícias
 

07/11/2006 - 19h31

Premiê do Iraque espera execução de Saddam até fim do ano

da BBC, em Londres
O primeiro-ministro do Iraque, Nouri Maliki, afirmou em entrevista à BBC que espera que o ex-líder iraquiano Saddam Hussein seja executado até o fim deste ano.

Durante a entrevista, em Bagdá, Maliki disse que a decisão de enforcar o ex-presidente do Iraque não será afetada por nenhum tipo de pressão.

"Nós gostaríamos que o mundo inteiro respeitasse a vontade judicial do Iraque", declarou o primeiro-ministro.

Saddam foi sentenciado à morte no domingo, após ser condenado pela acusação de crimes contra a humanidade.

Insurgência

Na entrevista à BBC, o primeiro-ministro iraquiano disse ainda que dentro de alguns meses o Exército do Iraque estará pronto para assumir o papel principal no combate à insurgência que existe no país.

A previsão de Maliki deve ser recebida com ceticismo por importantes militares americanos, que já deram sinais de que as forças iraquianas terão dificuldades para enfrentar os insurgentes.

Ao avaliar a ocupação do Iraque por tropas americanas e britânicas, o primeiro-ministro revelou uma postura crítica.

"Quando as forças de Estados Unidos e Grã-Bretanha se preparavam para entrar no Iraque, pensávamos que teriam uma compreensão clara do Iraque, do ponto de vista social, político e da segurança", disse Maliki.

"Mas não houve um planejamento adequado para o período após a mudança de regime. Os líderes em campo não tinham conhecimento sobre a situação no Iraque", acrescentou o primeiro-ministro.

Os comentários de Maliki representam uma das mais claras críticas de um líder iraquiano à ocupação do país e refletem a frustração de autoridades locais.

Depois de ser condenado à morte no domingo, Saddam Hussein voltou a aparecer diante do tribunal iraquiano nesta terça para um novo julgamento, em que enfrenta diferentes acusações e também está sujeito à pena de morte.



Continua...

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    17h00

    0,44
    3,190
    Outras moedas
  • Bovespa

    18h21

    0,14
    76.390,52
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host