UOL Notícias Notícias
 

10/11/2006 - 17h12

EUA anunciam apoio à entrada da Rússia na OMC

da BBC, em Londres
Os Estados Unidos confirmaram nesta sexta-feira que apoiarão a entrada da Rússia na Organização Mundial do Comércio (OMC).

Um comunicado do Departamento americano de Comércio diz que os países devem assinar um acordo de princípios sobre o assunto no dia 19 em Hanói, no Vietnã, durante o encontro econômico dos países da Ásia e do Pacífico - no qual os presidentes americano, George W. Bush, e russo, Vladimir Putin, devem se encontrar.

Embora ainda em nível bilateral, o entendimento entre russos e americanos supera o maior obstáculo ao acesso da Rússia à OMC, um objetivo que Moscou vem perseguindo desde 1994.

Pelo sistema da OMC, todos os 148 membros da organização precisam aprovar a entrada de um país. Se um deles rejeitar, a entrada do candidato não é aceita.

A Rússia era considerada uma das principais ausências entre os membros da organização.

Exportações

Segundo as autoridades americanas, o acordo deve garantir que os Estados Unidos exportem para a Rússia produtos agrícolas e industriais em condições preferenciais, além de abrir o mercado de bens financeiros na Rússia.

A representante americana de Comércio, Susan Schwab, afirmou que o acordo "coloca as relações comerciais (bilaterais) num curso cooperativo" e "é uma indicação clara dos esforços da Rússia para participar e se beneficiar de um sistema de comércio global baseado em normas".

Schwab disse que a Rússia mudou suas posições em relação a vários pontos que sustentavam a oposição americana à entrada do país na organização.

Os americanos vêm criticando o governo da Rússia por causa do histórico de supostos abusos aos direitos humanos, excessivo controle estatal sobre recursos energéticos, desregulamentação na área de direitos autorais e restrições impostas a companhias estrangeiros que operam no país.

A proposta ainda terá de ser referendada pelo Congresso americano recém-eleito, dominado pelos democratas.

Mas, segundo Susan Schwab, o governo dos Estados Unidos tem trabalhado "de perto" com congressistas para possibilitar a aprovação do entendimento.




Continua...

Siga UOL Notícias

Tempo

No Brasil
No exterior

Trânsito

Cotações

  • Dólar comercial

    16h59

    0,11
    3,339
    Outras moedas
  • Bovespa

    17h20

    -0,30
    61.087,14
    Outras bolsas
  • Hospedagem: UOL Host